Secretária da Assistência Social se reúne com presidentes de Conselhos de Direitos de Aracaju

Assistência Social e Cidadania
19/04/2018 19h21

Buscando dar continuidade a um diálogo transparente e a uma parceria com os conselhos municipais ligados à secretaria municipal da Assistência Social de Aracaju, a secretária em exercício da pasta, Rosane Cunha, realizou nesta quinta, 19, uma reunião com os presidentes dos conselhos municipais dos direitos da Mulher, dos direitos da Pessoa com Deficiência, dos Direitos da Pessoa Idosa, dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Segurança Alimentar e Nutricional, e da Assistência Social.

Ressaltando a importância do controle social e de um trabalho articulado com os Conselhos Municipais, que são compostos paritariamente entre representantes do Poder Público e da sociedade civil organizada, Rosane Cunha afirmou que a construção coletiva da gestão junto aos conselhos é fundamental para que o município possa continuar avançando no fortalecimento das políticas públicas na área social. “Na Prefeitura de Aracaju temos primado pelo que é correto e não pelo que é mais fácil. Por isso, essa reunião é para reafirmar a compromisso desta gestão em dar continuidade do trabalho realizado pela gestora anterior, a vice-prefeita Eliane Aquino, no tocante ao fortalecimento dos conselhos e a construção de nossas ações ouvindo suas demandas, numa contínua construção coletiva”, explicou.

Parte desse compromisso pode ser visto com o lançamento de um Edital para financiamento de projetos voltados à promoção dos direitos da criança e do adolescente após um período de quatro anos editais públicos na área. O Edital completo, que foi construído coletivamente entre a diretoria de Planejamento da Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), estará disponível no site da Prefeitura de Aracaju a partir desta sexta, 20, e as entidades que desenvolvem projetos na área já estão sendo sensibilizadas para a apresentação de propostas. “Essa reunião foi bastante proveitosa, pois nos tranqüiliza no sentido da continuidade do diálogo. Estamos vendo esta Secretaria cada vez mais unida e aberta ao diálogo com os conselhos e as entidades da sociedade civil, o que tem gerado um impacto positivo”, afirmou Ulla Ribeiro, presidente do CMDCA.

A vice-prefeita Eliane Aquino participou da reunião e fez questão de ressaltar o compromisso da Prefeitura de Aracaju em trabalhar coletivamente junto aos conselhos. “A Assistência Social de Aracaju continuará com o compromisso de manter o diálogo sempre aberto com cada um dos conselhos. O país está enfrentando um cenário de desconstrução de políticas sociais e precisamos ser referência de resistência e de qualificação dos serviços prestados à população. O município tem buscado trabalhar com muita criatividade e compromisso para que possamos, mesmo diante do cenário de crise, termos uma atuação forte junto à população mais vulnerável e a parceria com cada um dos conselhos municipais é fundamental nesse processo”, destacou.

Presenças – Além da presidente do CMDCA, estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Adélia Pessoa; a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Sônia Lima; o presidente do Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência, Everton Vieira; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria José Silva Matos e o representante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Antônio Vieira Santos