Auditores Fiscais da Fazenda de Aracaju participam de atualização profissional

Fazenda
20/04/2018 17h48


Auditores fiscais de tributos de Aracaju participaram nesta sexta-feira, 20, de um curso de qualificação profissional a cerca das inovações nas Leis 116 e 157, que referem-se ao Imposto Sobre Serviço (ISS). Organizado pelos Sindicatos de Auditores de Tributos do Município de Aracaju (Sinaf) e dos Auditores e Fiscais dos Municípios Sergipanos (Sinafims), em parceria com a Associação Baiana de Auditores Municipais (Abam), o evento teve o apoio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).

No primeiro momento, os servidores discutiram sobre a estrutura da lei e a forma como ela é aplicada. Após essa contextualização, sob o comando do professor Cláudio Souza, da Escola Fazendária da Abam, trataram das modificações e inovações implantadas na legislação. "Treze anos se passaram até essas mudanças chegarem. São novidades que afetam atividades importantes, de grande cunho financeiro, e que ainda geram grande debate judicial. A discussão e a troca de conhecimento é a melhor maneira de manter os profissionais atualizados", avaliou o professor.

O auditor fiscal da Semfaz, Carlos Augusto de Oliveira, diretor do Departamento de Tributos Mobiliários (DTM), comentou sobre a realização do curso. "Sem dúvida alguma, um momento para aperfeiçoarmos o nosso conhecimento e termos habilidade ao tratar desta determinada matéria. É uma mudança recente, que ainda provoca muitos debates pelo Brasil, nada melhor que esmiuçarmos todas as possibilidades desta lei para resultar numa execução do trabalho com os contribuintes mais aprimorada", afirmou.

Quem também participou da qualificação foi o auditor Altamirando Dórea, que destacou necessidade de atualização para o principal instrumento de trabalho da categoria: a legislação. "Isso só faz a gente melhorar a nossa prestação de serviço naquilo que nós somos destinados a fazer, quer é cuidar da arrecadação municipal", opinou, ressaltando o reflexo dessa capacitação para o contribuinte. "A resposta é imediata. A nossa questão não é só arrecadar, mas, também, orientar o contribuinte. Esses cursos servem para atualizar o nosso conhecimento e dá um atendimento melhor ao cidadão sergipano", garantiu.

Sem sair de casa

Uma das grandes vantagem para os auditores fiscais foi a possibilidade de participar de um curso com tema relevante, ministrado por profissional habilitado, sem a necessidade de grandes deslocamentos. "Estamos pensando no futuro, na formação continuada destes servidores. Temos um déficit de concursados na área em todo o Estado e todos nós precisamos constantemente aprimorar os processos de trabalho, por isso pensamos na Escola Fazendária da Bahia. A Associação de Salvador é referência na formação de auditores e fiscais de tributos municipais do Brasil”, afirma o Presidente do Sinaf, Carlos Eduardo Trindade.

Para o presidente do Sinafms, Lamarks Pereira, a parceria firmada para a realização do evento foi essencial para o sucesso dele. "É muito mais fácil trazer um profissional para realizar a capacitação aqui do que deslocar mais de 50 auditores para outro estado. Sem dúvida, foi uma iniciativa produtiva e que teve grande adesão, já que temos representantes de cerca de 25 municípios sergipanos envolvidos", disse.  Ao todo, foram 67 auditores fiscais sergipanos participantes do curso.