Aracajuanos são incentivados pela Fundat a abrir o próprio negócio

Formação para o Trabalho
24/04/2018 09h55
Início > Notícias > Aracajuanos são incentivados pela Fundat a abrir o próprio negócio

Ao colocar em prática a ideia de abrir o próprio negócio e tornar-se empreendedor, o cidadão esbarra em diversos desafios ao longo do caminho, que podem ser vencidos através da busca pela ajuda necessária e pela utilização das ferramentas corretas. Para fazer com que o indivíduo chegue mais perto de transformar o sonho em realidade, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) atua proporcionando capacitação, orientação e acompanhamento ao microempreendedor individual (Mei), por meio dos serviços de formalização, oferta de microcrédito, cursos, oficinas e palestras voltadas ao empreendedorismo.

De acordo com pesquisa realizada em 2016 pela Global Entrepreunership Monitor (GEM), atualmente, em cada dez pessoas que estão na fase adulta, quatro possuem ou pretendem abrir o próprio negócio, resultando em um percentual de 39,3%. Segundo a GEM, esse dado é o maior dos últimos doze anos e quase o dobro do que se tinha em 2002 que era 20,9%.

A aracajuana Huedja de Oliveira, 25, é uma destas pessoas. Ela foi aluna do curso de Educação Empreendedora e Financeira (30h), e mesmo enfrentando a dificuldade de deslocamento para participar da capacitação, a aracajuana não desistiu. "Sou moradora do conjunto Bugio e, durante o curso tive que me deslocar a pé até a unidade da Fundat no Jardim Esperança para poder participar das aulas", conta Huedja, revelando que o aprendizado foi fundamental para aprimorar a ideia de abrir um. "O meu sonho é ter uma lanchonete e a capacitação me ensinou como investir de forma correta" afirmou a aluna.

Para a instrutora do curso, Fina Delmontes, a metodologia trabalhada tem o diferencial, de abordar os sonhos dos alunos que muitas vezes ficam esquecidos em virtude da ausência de incentivo. "Eu procurei estimulá-los a tirar os sonhos da gaveta," revela a instrutora no encerramento do curso.

Beneficiada

Adriana Ferreira, 43, também participou da turma de Educação Empreendedora e Financeira e beneficiou-se com um dos serviços da Fundat. Residente da comunidade Pantanal, ela relata que o curso agregou muitas informações indispensáveis para dar prosseguimento à abertura de um food truck, onde comercializará pratos da culinária nordestina. "O curso nos mostra como empreender, a maneira adequada de aplicar o dinheiro e a como alcançar o sucesso sendo microempresária" diz a ex-aluna da Fundat.