Campanha para detecção do câncer bucal acontece em parceria com a vacinação contra a gripe

Saúde
25/04/2018 17h56

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou nesta semana a Campanha de Detecção Precoce do Câncer Bucal para os Idosos, que acontece junto à Campanha de Vacinação  da Influenza, e conta com atividades de educação em saúde e exames odontológicos, objetivando a detecção de lesões com potencial cancerígeno em pessoas com 60 anos de idade ou mais.

Este público-alvo foi escolhido porque os idosos são os que menos acessam o consultório odontológico. De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da SMS, Iucema Santana, o câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca).

"O intuito da campanha é facilitar o acesso dos idosos aos exames preventivos, aproveitando a presença deles nas unidades de saúde para a realização da vacinação da gripe e, ao mesmo tempo, encaminhá-los para atendimento odontológico. Serão oferecidos exames clínicos, realizados pelos cirurgiões dentista, e esclarecimentos sobre a importância do autoexame e do exame periódico", explicou.

A dentista da unidade, Paula Regina de Oliveira, orienta sobre a necessidade das pessoas que já perderam os dentes também realizarem o exame. "As lesões podem estar na gengiva, na mucosa bucal e na língua, e o fato de não ter mais dentes não significa que a pessoa está livre do câncer bucal. As lesões de câncer de boca, particularmente nos estágios iniciais, podem ser indolores e passarem despercebidas, o que reforça a importância do exame bucal. A identificação precoce é muito importante para a resolutividade do tratamento. Vidas podem ser salvas, por isso a importância da conscientização", ressalta.

Relação das campanhas

De acordo com a enfermeira da Unidade Adel Nunes, Bárbara Hally, os profissionais abordam os idosos que procuram a unidade para tomar a vacina da influenza, conversam, orientam e fazem o convite para a consulta. "O exame é rápido, indolor e tem sido muito importante para que possamos identificar a doença de forma precoce", explica

O aposentado Aílson Araújo, de 64 anos, estava contente em poder realizar todas as consultas no mesmo dia. "Achei excelente esta medida da campanha de saúde bucal estar junto com a campanha de vacinação, aqui o atendimento está rápido e tranquilo", disse.

Na rede municipal de saúde, o atendimento odontológico é oferecido nas Unidades de Saúde da Família (USF), mas os casos suspeitos de câncer são encaminhados para o Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do Augusto Franco, onde está instalado o Centro de Especialidade Odontológico.