Bibliotecas municipais promovem ações de incentivo à leitura

Cultura
25/04/2018 15h56

Com a proposta de estimular a literatura e gerar intercâmbio entre autores e público, a programação em alusão ao mês do livro promovida na manhã desta quarta-feira, 25, pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através das bibliotecas Clodomir Silva, Ivone de Menezes e Mário Cabral, contou com teatro de fantoches, contação de história e brincadeiras, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no bairro Olaria, em Aracaju.

De acordo com o presidente interino da Funcaju, Nino Karvan, unir forças para desenvolver ações que integrem as unidades da Funcaju em prol da disseminação da cultura é o objetivo desta gestão. “Para que exista o desenvolvimento sociocultural dessas crianças e adolescentes é necessário investir na mudança de hábitos, além de desenvolver ações que motivam e contribuam para que esses jovens enxerguem o livro como um instrumento divertido de conhecimento”, explica.

O projeto fomentado pelas coordenadoras das bibliotecas destaca a relevância dos livros para o conhecimento e incentiva a leitura para o público infanto-juvenil, desenvolvendo a criatividade, imaginação e ampliação do vocabulário. “Depois de um mês desenvolvendo atividades em cada biblioteca, decidimos nos unir e encerrar as comemorações do mês do livro com uma programação especial e estimulando os jovens a criar o hábito da leitura e a conhecer novas histórias e novos autores”, ressalta a coordenadora da biblioteca Clodomir Silva, Fabiana Bispo.

A ação contou com a presença dos alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Orlando Dantas, localizada no bairro Olaria. “Eu estou gostando dessa manhã. Está sendo muito divertido e ao mesmo tempo estamos aprendendo sobre novos livros”, diz o estudante de oito anos, Michael Santos. Já a estudante Emily Beatriz Bispo de oito anos, também do 3º ano, comenta que já conhecia alguns personagens citados durante as apresentações. “Já assisti algumas vezes o Sítio do Pica Pau Amarelo e hoje cantei junto com os meus colegas as músicas que tocam no desenho”, comenta a estudante.

Para a professora do 3º ano da Emef Jornalista Orlando Dantas, Raquel Lima, ações que integram a prática do dia a dia do âmbito escolar com atividades fora da sala de aula trazem benefícios a alfabetização, além de motivar os alunos a buscar novos livros. “A escola que eu leciono tem essa preocupação de inserir no planejamento pedagógico atividades que estimulem a leitura dentro da sala de aula, pois facilitam no processo de aprender a ler e para os que já sabem ler ampliam sua linguagem. E, fico feliz em comemorar o mês do livro. Nada mais justo, que trazer essa ação a comunidade que conta com biblioteca e auditório em um mesmo espaço”, explica.  

“Trazer um pedacinho da biblioteca Mário Cabral através do projeto Maleta da Leitura é permitir que esses alunos conheçam a importância dos livros, das bibliotecas e desenvolvam imaginário, podendo  também  nortear caminhos  capazes  de  aguçar  o  gosto  pela  leitura. É interessante essa união entre as unidades da Funcaju, pois permitem que a biblioteca vá até os estudantes e leve, claro, momentos inesquecíveis e estimulamos futuras crianças leitoras”, conclui a coordenadora da biblioteca Mário Cabral, Verônica Cardoso.