Obra da Canal 3 no Augusto Franco entra em nova etapa

Obras e Urbanização
27/04/2018 10h32
Início > Notícias > Obra da Canal 3 no Augusto Franco entra em nova etapa

As obras de urbanização das avenidas Caçula Barreto e Dr. Tarcísio Daniel dos Santos, conhecida como Canal 3, no conjunto Augusto Franco, avançam e iniciam mais uma etapa. Nesta fase, além dos serviços complementares, estão sendo implantadas as células (placas de concreto) da rede de macrodrenagem começam a preencher o terreno onde antes havia água acumulada, lixo e insetos. Paralelo a isto, em outro trecho é desenvolvido a terraplenagem com a aplicação de brita e concretagem da base. Todas as frentes de trabalho apresentam um ritmo satisfatório e cerca de 30 operários atuam no empreendimento que está mudando a paisagem de todo o entorno da avenida.

O projeto original inclui uma transformação em todo o parque urbanístico, com o revestimento de 800 metros do canal, ciclovia, pavimentação de, aproximadamente, quatro mil metros quadrados de ruas, drenagem, além de sinalização horizontal e vertical. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 5,3 milhões, conveniados entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Governo Federal.

De acordo com Sérgio Ferrari, secretário municipal de Infraestrutura, para chegar a este estágio de celeridade da obra foram necessárias equacionar vários problemas e viabilizar a documentação exigida para a liberação dos recursos e requisitada pelos órgãos de regulamentação do meio ambiente. "Tomamos ciência dos obstáculos que travavam a obra e logo tratamos de solicitar a licença ambiental; fizemos adequações no projeto e encaminhamos para os órgãos financiadores. Hoje, cerca de quatro meses depois, podemos afirmar que o cronograma está razoavelmente adiantado e já apresenta mudanças na paisagem da avenida", explica Ferrari.

Melhorias 

As obras, que irão impactar diretamente no saneamento básico e na melhoria da mobilidade de toda a região, possibilitarão não só uma maior visibilidade e movimento à via, mas também a criação de uma rota alternativa de acesso ao bairro Inácio Barbosa.

Mesmo com o serviço ainda em andamento, a população já comemora os benefícios de sua conclusão, a exemplo da dona de casa Jandira Santos, moradora do bairro há mais de 30 anos. "Agora vai ser ótimo. Moro aqui desde que o bairro surgiu, e acho que vai melhorar muito, sem contar que os mosquitos e o mau cheiro vão diminuir. O comércio aqui vai ficar bem mais movimentado, e espero que daqui pra frente só melhore", afirmou.

Além de compartilhar a mesma ocupação que Jandira, Soliene Moura, de 35 anos, mora na área desde que nasceu e também anseia pelo término das obras que significam um grande passo para o bem-estar da população local. "As avenidas vão ficar bem mais movimentadas e isso vai ajudar na nossa segurança. Com o fechamento do canal, essa lama toda vai sair e vamos ter uma ciclovia e espaço para caminhar", contou.