Inscrições para o PSS de Assistentes de Alfabetização terminam nesta sexta-feira

Educação
26/04/2018 13h36
Início > Notícias > Inscrições para o PSS de Assistentes de Alfabetização terminam nesta sexta-feira

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed) informa que o prazo de inscrição para o Processo Seletivo de Assistentes de Alfabetização vai até esta sexta- feira, 27.
 
Os candidatos interessados deverão se inscrever na sede do Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed, localizado na avenida Pedro Paes de Azevedo, nº 761, bairro Grageru, das 8h às 17h, munidos do currículo,  diploma ou declaração da universidade, a comprovação do (s) curso (s) informado (s) no currículo, o documento comprobatório de regência de classe e uma cópia original da carteira de identidade e do CPF.

O objetivo da seleção é contratar profissionais que contribuam com o desenvolvimento dos alunos de 1° e 2º ano do ensino fundamental, através da realização de atividades pedagógicas complementares ao ensino regular, que incluem letramento, matemática, esporte e práticas culturais, auxiliando o processo de alfabetização nessas escolas.

De acordo com a Lei 9.608/1998, os candidatos selecionados exercerão um trabalho de caráter voluntário e receberão uma bolsa que pode variar entre R$ 300 e R$ 150 por turma/mês, valores que dizem respeito à quantidade de turmas que cada professor ficará responsável e à vulnerabilidade em determinadas unidades de ensino.

A Secretaria da Educação de Aracaju havia aberto as inscrições para o PSS de 4 a 6 de abril. O programa teve na rede municipal uma adesão de 173 salas de 1º e 2º ano e, com o objetivo de atender aos prazos estabelecidos pelas portarias que instituíram o programa, foram definidos dois dias para inscrição dos candidatos ao exercício voluntário de assistente de alfabetização.

Os candidatos que já fizeram as inscrições não precisam ir novamente ao DEB realizar nova inscrição tendo em vista que o prazo foi apenas ampliado para que mais pessoas participem do processo seletivo. A Secretária explica que é necessário ampliar o quantitativo de candidatos.
“Temos unidade distribuídas em diversos territórios da cidade de Aracaju e não tivemos candidatos para todos eles. Por isso, a equipe da Coordenação do Ensino Fundamental, onde está a coordenadoria do programa na rede municipal, entendeu que era preciso ampliar mais alguns dias, de modo em que a gente também pudesse dar conta de candidatos em todos os territórios da cidade.