USF Celso Daniel desenvolve ações de promoção à saúde para usuários do Santa Maria

Saúde
26/04/2018 18h35

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel, localizada no Bairro Santa Maria, promoveu nesta quinta-feira, 26, diversas ações de promoção à saúde. Foram realizadas atividades de ginástica laboral; café da manhã; roda de conversa com tema sobre o homem; e testes rápidos como o de glicemia capilar e de bioimpedância.

Segundo o gerente da Unidade, Vinícius Leite Guimarães, essas atividades fortalecem as estratégias do Programa de Saúde da Família (PSF). “A Unidade não é um espaço apenas para acompanhamento clínico, mas também para integração, orientação e socialização. Por isso, ações como as de hoje, orientando, alertando e dando resultados, contribuem para a melhora na qualidade de vida dos nossos usuários”, disse.

Para a coordenadora do Programa de Saúde do Homem, da SMS, Kamila Fialho, a ideia também era trazer a discussão sobre a importância de cuidar da saúde do homem. "Ainda há em nossa sociedade o pensamento de que o homem nunca adoece. Por isso, desenvolvemos uma didática mais leve, para fazer com que eles entendem a necessidade de atitudes preventivas", falou.

A massoterapia foi ofertada pela agente de saúde da Unidade e massoterapeuta, Maria de Santana, que oferece gratuitamente seu tempo para que o serviço seja disponibilizado à população. "Percebemos um ganho no bem-estar desses usuários que utilizam as massagens. Muitos são indicados e outros acabam conhecendo o meu trabalho a partir da propaganda dos próprios pacientes”, disse.

Foi justamente da propaganda boca-a-boca que a paciente e aposentada Elisângela Rezende dos Santos chegou à Unidade. "Quando soube que aqui na USF estava sendo oferecido esse atendimento, me inscrevi para receber o acompanhamento da massoterapeuta e estou gostando do resultado. Não deixo mais de vir", salientou.

O aposentado José Augusto dos Santos diz que é frequentador assíduo das ações promovidas pela Unidade. “Sempre que venho pegar algum remédio ou marcar exames, e vejo que está acontecendo alguma ação ou sendo ofertado alguma coisa, não deixo de participar. Já estou com idade avançada e me cuido. Hoje fiz questão de vir para de fazer o teste e verificar se estou com açúcar no sangue. É uma ótima oportunidade de aprender sobre os cuidados que devemos ter com a saúde, para viver mais e com mais qualidade", revelou.