Defesa Civil de Aracaju participa de Programa de Capacitação Continuada

Defesa Civil
27/04/2018 13h02
Início > Noticias > 76354

Nesta sexta-feira, 27, a Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, concluiu mais um módulo do Programa de Capacitação em Proteção de Defesa Civil. A ação, desenvolvida no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão (SEIDH), reuniu 25 coordenadores de Defesa Civil de diversos municípios sergipanos com o objetivo de proporcionar conhecimentos que otimizem as atividades dos órgãos diante das demandas que possam surgir, especialmente em relação aos desastres.

De acordo com o coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, o conteúdo possibilita o aprendizado de metodologias que auxiliam o processo de reconhecimento federal de uma situação de emergência, no município. "Esse mecanismo é fundamental para que, em caso de desastres, por exemplo, seja possível viabilizar recursos junto ao Ministério de Integração Nacional", explicou.

As frentes de trabalho da Defesa Civil, de acordo com o major, podem estar relacionadas às obras de prevenção, preparação, mitigação, resposta e reconstrução. Então, para essas cinco vertentes de atuação, o Ministério da Integração Nacional pode disponibilizar recursos, com base nas situações apresentadas. "Durante o curso, aprendemos quais as atitudes e quais as documentações que a Defesa Civil Municipal precisa providenciar, em termo de aparato técnico ou pareceres dos órgãos responsáveis, com a finalidade de enviar para Brasília, buscando o reconhecimento e registrando a solicitação de ajuda que poder ser de caráter humanitário, de reconstrução, ou mesmo de restabelecimento de algum serviço essencial que deixou de funcionar por causa de um desastre", detalhou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju.

Sergipe é o segundo estado brasileiro a receber esse tipo de capacitação. Além disso, os participantes agem como multiplicadores diante dos demais municípios que não puderam estar representados no processo de formação. Os módulos trabalhados, ao longo desta semana, somam 20 horas de aula, cada um, e tiveram como foco as fases de atuação da Defesa Civil com a resposta e recuperação, proporcionado capacidade técnica para desenvolver os processo de forma otimizada, diante das necessidades que possam surgir. "Esse curso nos deixa preparados para ter maior eficiência nas solicitações ao Ministério da Integração", finalizou o major Sílvio Prado.