A Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) iniciou nesta sexta-feira, 27, o curso "O desafio de agir de forma planejada", ministrado pelo e coordenador-geral do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, Júlio Filgueira. O objetivo da qualificação, realizada em duas etapas, é propiciar aos gestores e equipes de todos os órgãos da administração municipal uma visão geral do processo de planejamento, a metodologia e as etapas que constituem essa ferramenta.
"Nós realizamos um módulo hoje e o segundo está marcado para a próxima quinzena de tal forma que, ao final, teremos uma visão mais abrangente, não apenas do método de trabalho, mas, também, do próprio processo que a Prefeitura de Aracaju vem realizando desde abril do ano passado", explicou Júlio Filgueira revelando sua expectativa de que todo o aprendizado adquirido no curso contribua para elevar a cultura de ação planejada e maior efetividade dos processos de trabalho em todo o Executivo Municipal.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio, com a capacitação a Prefeitura dá mais um grande passo na profissionalização dos servidores e da gestão municipal em geral. "Trata-se de um curso que tem qualidade em termos de conteúdo, e para isso buscamos um dos melhores profissionais na área do planejamento, com expertise na realização de eventos em grandes corporações", disse o gestor da Seplog, secretaria à qual a Esgap é vinculada.
Resultados
O diretor da Escola, Bosco Rolemberg, comemorou a grande procura dos servidores para participar do curso. Além disso, pontuou que o prefeito Edvaldo Nogueira tem focado na priorização de grandes projetos cujos resultados já são realidade. "A construção da visão, da missão e dos objetivos desta gestão tem sido responsável pelo sucesso desse um ano e quatro meses de trabalho. A Esgap, por sua vez, vem cumprindo o seu papel de formadora de gestores no sentido de atender as necessidades de qualificação para melhor execução dos projetos".
Ainda de acordo com Bosco, o número de inscrições para o curso ministrado por Júlio superou a capacidade do auditório da Escola. O diretor enfatizou, também, que já está sendo agendada a realização de uma nova turma, a fim de atender toda a demanda.