Projeto Cultivando a Cidadania é implantado no Centro Pop

Família e Assistência Social
27/04/2018 15h28
Início > Noticias > 76366

O projeto Cultivando a Cidadania, da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, chega a mais uma unidade da Assistência. Na manhã desta sexta-feira, 27, os usuários do Centro Pop iniciaram os preparativos para o plantio das hortas. 

O projeto Cultivando a Cidadania é uma iniciativa de inclusão produtiva, que tem entre seus objetivos o incentivo ao consumo de alimentos saudáveis, a proposta da geração de renda através do cultivo de alimentos orgânicos e a possibilidade do aprendizado de técnicas de agroecologia e jardinagem. Essas atividades são importantes na formação e na possível inserção no mercado de trabalho, demanda bastante recorrente do público do Centro Pop, que são pessoas em situação de rua. 

“O Cultivando a Cidadania pensa nesse usuário da Assistência Social como um todo. No caso do Centro Pop, trabalha também o empoderamento deles, a participação em grupos. Hoje é um dia bastante alegre para nós, por toda essa festa que está acontecendo com a produção das hortas”, Rosane Cunha, secretária municipal em exercício da Assistência Social. 

Para Lais Suellen, coordenadora do Centro Pop, o projeto Cultivando a Cidadania é bem-vindo ao equipamento. “Esse projeto, além de favorecer a autoestima e fazer atividades ocupacionais, também é uma forma de geração de renda. Nosso trabalho é realizado coletivamente. Caso os nossos usuários se apropriem do plantio e cultivo das hortas, vamos expandi-la para um outro local, onde a possibilidades sejam maiores”. 

Emerson Freire é cearense, está em Aracaju há um ano e frequenta o Centro Pop há um mês. Para ele, uma nova família foi encontrada. “Eu me sinto muito bem aqui. Todas as pessoas são muito boas e eu gosto deles assim como gosto da minha família. Agora vamos ter a oportunidade de plantar e aprender um novo ofício, que é muito importante e pode nos ajudar lá na frente. Estou muito feliz de estar aqui”, comemora.