Assistência e CMDCA orientam instituições sobre o Edital de financiamento

Assistência Social e Cidadania
27/04/2018 19h46

Buscando incentivar a participação das organizações da sociedade civil no Edital lançado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social, que tem como objetivo selecionar e financiar dez projetos direcionados a crianças e adolescentes, foi realizada na tarde desta sexta-feira, 27, uma reunião para esclarecimentos de dúvidas em relação aos termos do Edital, seu cronograma, formas de prestação de contas dentre outras questões levantadas pelos representantes das entidades. Os esclarecimentos foram conduzidos pela assistente técnico dos conselhos do CMDCA, Sanalli de Santana, e o coordenador de proteção especial, Jonathan Rabelo Maia. 
 
De acordo com Sanalli, essa foi uma forma de atender a solicitação de algumas entidades que fazem parte do Conselho. “É normal que ao longo da leitura do edital, as instituições fiquem com algumas dúvidas. Com isso, as entidades que compõem cadeiras no conselho deram a sugestão de fazer um encontro com os interessados em participar para esclarecer todas as questões. Essa também é uma maneira de orientá-los para que nenhuma organização seja penalizada por não seguir os critérios exigidos”, explica.

Para o coordenador de proteção especial da Assistência, o intuito do encontro é fazer com que as instituições participantes ofereçam projetos mais preparados. “A gente sabe que muitas organizações não têm equipes técnicas, jurídicas, que esclareçam pontos, que às vezes, se tornam confusos dentro do certame. Então, essa reunião vai fazer com que projetos mais adequados cheguem ao processo de seleção”, disse. 
 
Ainda segundo Jonathan, o Edital vai ajudar no fortalecimento dos projetos ofertados pelos órgãos, tendo como consequência uma aproximação ainda maior entre a secretaria e as crianças e adolescentes beneficiadas pelas ações das entidades. “Crianças e adolescentes são beneficiadas com as atividades realizadas pelas entidades, que em sua grande maioria, trabalham na base de doações, sem incentivo do poder público. São projetos de cunho pedagógico educacional e social que ajudam a tirá-los do caminho da marginalização. Isso é muito bom, porque centraliza esse público e faz com que possamos, também, levar as nossas ações para eles”, complementa.

A presidente do CMDCA, Ulla Ribeiro, avalia a tarde como uma grande oportunidade de motivar as associações do município que fazem ações de promoção e proteção em defesa da criança e do adolescente a acessarem esse chamamento público que garantirá recursos que poderão ser aplicados para garantir a melhoria das atividades oferecidas. “Esse incentivo vai contribuir muito com as atividades propostas pelas entidades. Esperamos que as instituições que tiverem interesse se preparem, façam bons projetos, e que sejam selecionadas, porque é a sociedade como todo que sai ganhando”, observa.
 
Mais de 30 representantes de organizações que demonstraram interesse em participar da seleção compareceram. “O nosso projeto tem como principal intenção trabalhar o fortalecimento de vínculos a proteção básica em conjunto com crianças e famílias que participam. Atualmente atendemos mais de 60 crianças e adolescentes, que vêm de uma vila de pobreza extrema, e não temos verba fixa que garanta as despesas e manutenção da própria organização”, destaca a representante do Oratório de Bebé, Mariza de Menezes.

O edital segue aberto até o dia 16 de maio e pode ser acessado através do site da Prefeitura de Aracaju clicando aqui.