Prefeitura desenvolve novas ações que melhoram a acessibilidade

Obras e Urbanização
02/05/2018 15h00

Assegurar dignidade e cidadania a todas as pessoas são princípios fundamentados na Constituição Federal e vistos como valores que devem ser preservados e fortalecidos. É com o entendimento de que o espaço urbano deve se adequar e apresentar condições que propiciem às pessoas com deficiência o protagonismo social que lhe é devido que Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vem executando uma série de ações urbanas com o objetivo de equacionar os problemas existentes e ampliar a possibilidade de locomoção a todos os cidadãos.

Um exemplo disto é o trabalho desenvolvido no entorno do Centro Comercial, em que estão sendo recuperados os equipamentos do pavimento, da rede de drenagem que compõem o parque arquitetônico e urbanístico da área. Além da praça Hilton Lopes, da área entre os mercados, do calçadão da rua João Pessoa, agora os operários da empresa municipal realizam a manutenção e substituição das grelhas da praça Fausto Cardoso.

As ações refletem o diálogo com representantes de entidades de defesa da pessoa com deficiência com a gestão, como explica Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura. "Recebemos o presidente do Conselho Estadual de Acessibilidade e nos comprometemos a atender todos os meses uma quantidade de pleitos apresentados e começamos por um local em que o fluxo de pessoas é muito grande e onde identificamos a necessidade de uma intervenção", relata Ferrari.