Atendimento ao cliente é foco de oficina do Encontro de Empreendedores

Agência Aracaju de Notícias
02/05/2018 18h36

Ensinar o futuro empreendedor a se relacionar da melhor forma com o cliente. Esse é o objetivo a oficina de Atendimento ao Cliente, que integra o 3º Encontro de Empreendedores de Aracaju. A capacitação iniciou nesta quarta-feira, 2, e segue até o dia 7 no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs),  localizado no bairro 17 de Março.

O curso é ministrado pelo consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Igor Coelho Nunes. Com uma linguagem simples e objetiva, ele orienta os participantes a como lidar como melhor atender o cliente e enfrentar os obstáculos.

“É um curso que faz algumas provocações sobre a importância de tratar o outro da forma que a gente gostaria de ser tratado, de destinar a atenção que a gente gostaria de receber, tem um pouco de reflexão nesse sentido para que eles levem isso para suas vidas”, explicou.

Segundo ele, algumas adaptações na metodologia são feitas para adequar ao público alvo da oficina, nesse caso artesãos e alunos do curso de manicure e pedicure. “Pra cada tipo de atendimento, ainda que o método seja o mesmo, tem sua especificidade e a gente tenta falar de uma forma mais leve, de fácil compreensão, pra ser mais lúdico e de melhor absorção de conteúdo. A gente procura ainda trazer exemplos para a realidade deles”, disse o consultor do Sebrae.

Estímulo

Segundo o diretor de Empreendedorismo, Márcio Rodrigo, a terceira edição do  Encontro de Empreendedores de Aracaju é mais uma parceria com o Sebrae com foco no estímulo ao empreendedorismo.

“Seguindo o planejamento estratégico, no tocante ao fomento de emprego e renda, nós viemos ao 17 de Março buscar esses empreendedores que já têm ou que querem abrir seu  próprio negócio, para orientá-los, tirá-los da informalidade, mostrar os benefícios da formalização”, declarou.

Ainda segundo Márcio Rodrigo, o objetivo é fazer com que as pessoas potencializem seus negócios. “Especialistas do Sebrae vêm para dar as ideias de como manter o negócio, falar sobre a economia criativa, saber o que tirar dali, o potencial de crescimento”, pontuou.

De acordo com a coordenadora do Credpovo, Trícia Dantas, a segunda fase do encontro possibilita aos microempreendedores da localidade um contato mais prático com a realidade do mercado de trabalho.  "Desta vez, os participantes terão a oportunidade de aprender de forma mais detalhada sobre como abordar adequadamente o cliente durante o atendimento. São quatro tardes sobre atendimento ao cliente voltada para empreendedores”, afirmou.


Capacitação

Entre os participantes, o interesse no assunto era perceptível no olhar. Todos queriam saber como tratar melhor o cliente, como lidar com as adversidades e imprevistos.
Para Rayanne Conceição Gomes, que atualmente faz o curso de manicure e pedicure, a oficina vai ajudar no dia a dia profissional. “Vai ajudar na maneira de tratar, de lidar com o cliente. Tem gente que tira a gente do sério, precisamos saber lidar. O que a gente aprender aqui vai facilitar nossa vida”, disse.

Também aluna do curso de manicure e pedicure, Maria Elaine dos Santos era uma das alunas mais atentas. “A nossa meta é fidelizar o cliente, mas não é fácil. Tem que tratar todo mundo bem, sem discriminar, temos que encontrar o equilíbrio”, destacou.