Saúde e Educação promovem o V Seminário do Programa Saúde na Escola

Saúde
03/05/2018 18h26

Foi aberto na manhã desta quinta-feira, 3, o V Seminário do Programa Saúde na Escola (PSE), esse ano com o tema central "Prevenção da obesidade infantojuvenil". O objetivo da ação conjunta entre as secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed) é mobilizar e integrar os profissionais das duas pastas, capacitando-os para o desenvolvimento dos temas orientadores do programa que buscam garantir saúde dos estudantes através do conhecimento.

O seminário foi aberto com a apresentação do grupo artístico de hip-hop "Black White Wolf", da Escola Estadual Marco Maciel, e em seguida com as falas iniciais das secretárias da SMS, Waneska Barboza, e da Semed, Cecília Tavares Leite, além da participação do diretor do departamento de apoio Educacional da Secretaria de Estado da Educação Seed, Fábio Leite, e da técnica da Secretaria Estadual de Saúde, Luciana Boaventura.

De acordo com Waneska, a integração das redes públicas da Saúde e da Educação é uma estratégia que tem apresentado bons resultados. "Em Aracaju, o PSE está consolidado e o município avançou no cumprimento das diretrizes apontadas pelos ministérios da Educação e da Saúde, que visam garantir o direito à saúde nas instituições de ensino. Na escola, os professores, ao lado dos profissionais que integram as equipes de Saúde da Família, estão focando na prevenção e ajudando a estimular hábitos saudáveis que auxiliam a conquistar uma maior qualidade de vida", declarou.

Para a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Tavares Leite, a parceria com a Saúde, tem se fortalecido desde o início da gestão. "Temos consolidadas estas ações conjuntas e isto é bem eficiente, pois conseguimos observar que o aluno que está na escola também está na Unidade de Saúde dentro de um mesmo território. Nesta junção, ampliamos o olhar integral. As ações articuladas otimizam tempo, espaço e recursos, e quem ganha com isto é a população, o cidadão e o profissional, que também adquire mais educação em saúde", afirmou.

A palestra de abertura do seminário foi realizada pela referência técnica em endocrinologia da SMS, Carla Raquel de Oliveira, que falou sobre o cenário da obesidade infantojuvenil, tema principal do evento. Em seguida, foi feita uma mesa redonda com o psicólogo Wagner Mendonça de Morais, com a nutricionista Verônica Maria da Silva, e com o professor de educação física Dagoberto de Oliveira Machado.

Para a referência técnica responsável pelo PSE, Aline Guimarães, o Programa tem ganhado cada vez mais adesão das escolas públicas municipais e estaduais. Segundo ela, de 2007 até hoje 67 instituições aderiram às ações intersetoriais, com a participação de 135 equipes da Rede de Atenção Básica da SMS.

"E esse seminário é um fortalecimento do trabalho que já vem sendo desenvolvido por nós ao longo dos últimos anos. Hoje promovemos debates sobre as temáticas da alimentação saudável, autoestima, respeito, atividades físicas e experimentações musicais. Em nosso segundo encontro, que ocorrerá amanhã, seguiremos com as oficinas de capacitações dos profissionais envolvidos no PSE", reforçou.