Grupo Brasileiríssimo faz tributo ao primeiro gênero musical urbano do país

Cultura
03/05/2018 23h22

O grupo sergipano Brasileiríssimo abriu o show, na noite desta quinta-feira, 3, no teatro João Costa, no Centro Cultural de Aracaju com a música Noites Cariocas, de Jacob do Bandolim em homenagem aos compositores que ajudaram a popularizar o gênero musical brasileiro, o choro, marcando a 4ª edição do projeto Quinta Instrumental temporada 2018, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).
 
De acordo com o presidente da Funcaju, Cássio Murilo Costa dos Santos, o projeto Quinta Instrumental resgata e fortalece o cenário instrumental permitindo que o músico mostre a sua arte em um espaço que foi criado para disseminar a cultura. “As apresentações do Quinta Instrumental permitem que os instrumentistas levem a sua arte até o público presente no teatro João Costa, que foi idealizado para ser espaço de manifestações culturais. Além de ser uma oportunidade de formação de um novo público”, ressalta. 
 
A apresentação do grupo Brasileiríssimo fez com que a carioca Maria dos Santos, de 70 anos, voltasse à sua adolescência. “Fiquei emocionada. O show do Brasileiríssimo me fez recordar os melhores anos de minha vida. Amava juntar a turma e curtir os bailes de Carnaval ao som de Pixinguinha, Armandinho Macedo, Noel Rosa, entre outros. A organização do evento está de parabéns e que este projeto seja permanente”, destaca a aposentada. 
 
A série de shows apresentada no Quinta Instrumental contempla instrumentistas de diversos gêneros musicais. “Hoje homenageamos o chorinho, gênero brasileiro conhecido nos quatro cantos do mundo. Misturamos músicas conhecidas nacionalmente com músicas autorais. Esse é o ponto principal de um show intimista, pois podemos ser ecléticos e dinâmicos através de um repertório animado e recheado de composições que o público ama, além de resgatar e contemplar grandes compositores deste gênero”, explica Barata, instrumentista do grupo Brasileiríssimo. 
 
“Estou encantada com o projeto. Na próxima quinta-feira vou trazer minha filha, pois penso que é importante atrair essa nova geração para eventos que enalteçam a cultura e que forme novos público. Afinal, estamos falando de cultura e é importante para toda e qualquer formação e essa geração mais nova precisa ter contato com a arte, e ainda mais quando ela está no Centro da capital, em um prédio histórico e de forma gratuita”, destaca a socióloga Cissa Carvalho. 
 
O Quinta Instrumental tem papel importante na carreira do artista. “Para o Brasileiríssimo é uma honra poder mostrar nosso trabalho em um projeto como o Quinta Instrumental. Aracaju precisava de iniciativas como essa, da Funcaju, que valorizam a música instrumental e os músicos agradecem, pois não tínhamos um projeto com essa grandiosidade e qualidade”, comenta Barata do Cavaquinho, integrante do grupo.
 
A plateia aplaudiu de pé a apresentação do renomado grupo de chorinho, Brasileiríssimo, no teatro. “Achei maravilhoso o repertório. As músicas são envolventes, pois trazem um encanto que a gente fica olhando eles tocarem e sentindo a musicalidade. Sou vizinha de Aracaju, resido em Salvador e estou hospedada na casa de minha amiga. Pedi para ela me levar a uma apresentação cultural e ela me trouxe a este evento. É extremamente importante haver projetos como este, que valorizam a cultura e propagam conhecimento”, conclui a turista Kátia Machado. 
 
Quinta Instrumental
 
O projeto Quinta Instrumental possui entrada gratuita e acontece todas as quintas no Centro Cultural de Aracaju, na praça General Valadão, no Marco Zero da capital. Já passaram pelo palco do quinta artistas como os grupos A Bandinha e Taco de Golfe. O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). 
Na próxima quinta-feira, dia 10, será a vez do Duo Ítalo Neno e Rafael Freitas se apresentar no palco do teatro João Costa, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão, no Centro da capital, às 20h. Com entrada franca.