Sema e Emsurb se reúnem para discutir sobre supressão e replantio de árvores

Meio Ambiente
04/05/2018 15h01

Com a proposta de solucionar a supressão necessária de algumas árvores localizadas em avenidas e praças da capital sergipana, devido ao risco que elas oferecem à sociedade, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) se reuniram na manhã desta sexta-feira, 4, para discutir a problemática e propor soluções.
Estiveram presentes na reunião a equipe da Emsurb, o diretor de Operações, Bruno Moraes; a coordenadora de podação e paisagismo, Thayanne Loer Santos; e o gerente de Áreas Verdes, Fabiano Augusto.
 
De acordo com o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, a empresa vai assessorar com a mão de obra, com os materiais necessários e o apoio logístico para que a Sema consiga desenvolver o seu papel, que é refazer o plantio de tudo aquilo que foi suprimido. “Iremos trabalhar em conjunto para que consigamos fazer um plantio adequado nos canteiros e praças”, afirma.
 
Segundo a analista ambiental da Sema, Taciana Azevedo, o órgão ambiental realizou uma avaliação em 2015 e 2016 de árvores com risco de queda espalhadas pela cidade, resultando em um total de 150 árvores que precisavam ser retiradas. Com isso, foi emitida uma autorização à Emsurb para que realizasse a supressão dessas árvores. “A Emsurb já retirou algumas árvores na maioria dos locais avaliados, e como isso gerou uma repercussão muito grande na sociedade, então nos reunimos com a equipe para propor mecanismos, a fim de fazer a população entender o porquê dessa supressão, e solicitar o apoio da Emsurb para a realização do replantio e na preservação das mudas que iremos plantar, com o objetivo de substituir as árvores que já foram e das que ainda serão retiradas, almejando a melhoria da arborização da cidade”, afirma a analista.

Supressão de Árvore
 
A Sema é responsável por autorizar toda supressão de árvores no âmbito de Aracaju, conforme a Lei Municipal N° 1766/91, e essa autorização é levada até a Emsurb, que efetua o corte e o destino adequado dos resíduos. “A Emsurb sempre trabalha em parceria com a Sema no aspecto de supressão, então a gente recebe os indicativos da Sema com as necessidades do que deve ser feito nas avenidas, calçadas e praças. Daí, temos uma equipe técnica que vai previamente ao local e a gente faz a nossa programação para agir de acordo com a determinação da Sema, em relação a supressão de árvores e agora com o replantio”, afirma o diretor Bruno Moraes.