Saúde municipal já aplicou mais de 30 mil vacinas contra o vírus da gripe em Aracaju

Saúde
04/05/2018 17h22

Nos primeiros nove dias úteis da Campanha de Vacinação Contra a Influenza em Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já imunizou 30.432 usuários. Iniciada no último dia 23, a ação prioriza os grupos mais vulneráveis, de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Desse total de aplicações, 2.865 são trabalhadores da Saúde; 7791 crianças; 1.423 gestantes; 346 puérperas; 1.6871 idosos; 1.083 professores; e 43 Funcionários Sistema Prisional. Já no consultório itinerante, que atuou na praça Zilda Arns e no alto da colina do Santo Antônio, foram atendidos 1.224 idosos até esta sexta-feira, 4.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Taise Cavalcante, o número total de vacinas aplicadas até agora representa uma atuação rápida e constante do município dentro da campanha nacional.

“Nossa meta é vacinar cerca de 140 mil pessoas incluídas nos grupos prioritários. Se já imunizamos mais de 30 mil, significa que completamos aproximadamente 22% do que temos planejado em apenas nove dias úteis, desconsiderando os finais de semana e o último feriado. Se continuarmos nesse ritmo, acredito que conseguiremos combater de maneira efetiva a proliferação das três variações do vírus: o H1N1, o H3N2 e a Influenza B”, destacou Taise.

Na próxima semana, a unidade itinerante atuará em duas comunidades. Na segunda, 7, na terça, 8, e na quarta, 9, o veículo estará na Praça da Juventude, localizada no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. Já na quinta, 10, e na sexta, 11, a unidade estará estacionada na praça da igreja católica do bairro Bugio.

Até o final da campanha, o cronograma de atividades seguirá o mesmo esquema de aplicação das vacinas: todas as 44 unidades básicas continuarão a aplicar as doses de segunda à sexta, de 8h às 16h30. Outro detalhe importante é que a sala de vacina é porta aberta, ou seja, não há restrições de regiões de acordo com o endereço. Os usuários podem ser vacinados em qualquer unidade.

Para receber a dose da vacina, é importante levar:

- Cartão de vacinação;

- Documento de identificação;

- Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais: apresentar também prescrição médica especificando o motivo da indicação;

- Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica;

- Professores: contracheque ou crachá.