Saúde debate avanços e desafios durante Congresso Nacional de Enfermagem

Saúde
07/05/2018 18h12

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi convidada para fazer parte do Congresso Nacional de Enfermagem (Conenf), promovido pela Coordenação do Curso da Universidade Tiradentes (Unit). A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira, 7, no Teatro Tobias Barreto, e segue até a sexta-feira, dia 11, com a temática central "Avanços e Autonomia da Enfermagem nas Dimensões da Saúde".

De acordo com a assessora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) da SMS, Sayonara Carvalho, este Congresso traz temáticas interessantes para o mês alusivo ao Dia da Enfermagem, comemorado no próximo sábado, dia 12. “A SMS e a Unit são parceiras na qualificação da área da Saúde, e nós estamos aqui para falar sobre os desafios de formar a rede de atenção, no contexto de formação da enfermagem no SUS”, afirmou.

Sayonara reforça que o momento é excelente para partilhar conhecimentos e experiências, além de estabelecer parcerias e políticas de enfrentamento com mais otimismo e assertividade nos desafios apresentados nos tempos atuais. “Hoje o conhecimento é transmitido de forma compreensiva, dando a cada participante a possibilidade de adquirir mais informações sobre as práticas avançadas em todos os campos da Saúde. Dessa forma, buscamos assegurar a elevada qualidade da assistência de enfermagem, sempre centrado nas boas práticas, na autonomia dos profissionais, e nos impactos sociais dessas atuações durante implementação de melhorias na saúde pública", ressaltou.

O presidente do Conenf, e professor do curso de Enfermagem da Unit, Denisson Pereira, reforça que este evento está sendo realizado para atender uma perspectiva multidisciplinar. “Aqui teremos uma integração de todos os eixos que fazem parte da Enfermagem, desde a atenção primária e do gerenciamento de serviço de urgência, até a gestão dos serviços hospitalares, tentando, nestes cinco dias de congresso, englobar a maior parte das vertentes ministradas no ensino superior”, explicou.

Durante os cinco dias de programação do Conenf, serão promovidas palestras, cursos e reuniões científicas no campus Unit Farolândia, com temas como: as perspectivas de atuações da área, trabalhadas por profissionais locais e nacionais; o novo Código de Ética de Enfermagem e a Resolução n° 0568 de 2018 (que regulamenta o funcionamento dos consultórios e clínicas de Enfermagem);  cardiopatia, sepse em pediatria e neonatologia; os conceitos e diretrizes de Redes de apoio e Atenção à Saúde; a ampliação da autonomia da Enfermagem; o reforço do conceito e debates sobre a síndrome coronariana, e jurisdição no exercício profissional do enfermeiro.