Prevenção: Emsurb realiza monitoramento de canais

Serviços Urbanos
07/05/2018 18h24


Trabalhar para evitar eventuais transtornos com a chegada do período de chuvas. Esse tem sido um dos objetivos da Prefeitura de Aracaju que, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem executando ações de limpeza e monitoramento dos 65 canais que cortam a capital.
 
Nesta segunda-feira, 7, técnicos da Diretoria de Operações da empresa realizaram a vistoria de canais das zonas Norte e Sul. O objetivo da visita foi monitorar o escoamento das águas pluviais que, segundo a Defesa Civil do município, chegaram a quase 40mm nas  últimas horas.
 
No canal do conjunto Médici, no bairro Luzia, os técnicos acompanharam o serviço de limpeza manual. “Retiramos todos os resíduos que estavam presos à tela de contenção. Essa ferramenta possibilita que o lixo, jogado indevidamente pela população dentro do canal, não tenha acesso à entrada da galeria”, explicou o gerente de Limpeza Urbana, Rodolfo Costa.
 
Já no canal da Soledade, nas proximidades do loteamento Jardim Bahia, o gerente informou que será feita uma limpeza mais minuciosa com o auxílio de uma escavadeira hidráulica. “O uso da máquina para a retirada de materiais irá aliviar com mais rapidez o escoamento do grande fluxo de águas que desce das localidades próximas a avenida Euclides Figueiredo, a exemplo do loteamento Moema Mary”, afirma Rodolfo.
 
Procedimento semelhante será feito no canal da avenida Anísio Azevedo, no bairro São José, que é considerado crítico por conta da proximidade da maré. “Esse canal sofre a interferência direta da maré, que, quando está no nível mais alto, aumenta a possibilidade de transbordamento do canal. Por isso iremos executar a limpeza do seu trecho inicial, na região da Praia Formosa, onde o assoreamento prejudica o escoamento das águas”, destacou o gerente.
 
Foram monitorados também os canais da Prainha, no Santa Maria, e os canais dos bairros Aeroporto e São Carlos. “Estabelecemos um regime de plantão com nossas equipes para evitar transtornos para a população. Durante as vistorias, chegamos à conclusão que a cidade está suportando bem, apesar do volume considerável de chuva nas primeiras horas desta segunda-feira, sinal de que os serviços constantes de limpeza dos canais estão surtindo efeito”, destacou o diretor de Operações, Bruno Moraes.