A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), tem cumprido o acordo feito com o Conselho Estadual de Mobilidade e Acessibilidade (Cema), que prevê a restauração e readequação de espaços públicos para possibilitar que pessoas com deficiência possam se locomover com mais facilidade. Além do trabalho realizado no piso e nas grelhas da área dos calçadões do Centro Comercial, a empresa municipal está executando agora algumas intervenções na rótula da avenida Rotary, no bairro Atalaia.
O trabalho consiste em construir rampas entre a rótula, o canteiro central que permite que as pessoas atravessem de um lado a outro da avenida, inclusive facilitando o acesso ao Terminal de Integração da Zona Sul. Com mais esta intervenção, o calendário de atuar na ampliação da acessibilidade está sendo posto em prática, como ressalta Sérgio Ferrari, presidente da Emurb e secretário municipal da Infraestrutura.
"Acordamos com os representantes do Conselho de Acessibilidade do Estado que a cada mês atenderíamos um pleito em um local diferente da cidade. Devido à complexidade e aos diversos problemas existentes na região dos calçadões, permanecemos com equipes por lá, mas não impediu que iniciássemos as melhorias em um dos cartões-postais da capital, que possui um fluxo de veículos e pessoas diariamente muito grande e, com isto, contemplaremos as demandas das pessoas com deficiência", relata Ferrari.