Saúde promove inclusão no Bairro Industrial através da produção artística

Saúde
10/05/2018 18h39

Com o objetivo de promover a inclusão social da comunidade do Bairro Industrial, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da unidade (USF) Dona Jovem, promoveu nesta quinta-feira, 10, uma Feira de Artesanato. O objetivo da ação foi trabalhar a autoestima, a autonomia e as relações interpessoais, por meio de trabalhos produzidos pelos próprios usuários do SUS de Aracaju.

De acordo com a gerente da USF, Sheron Elis, esse evento é resultado do que é feito cotidianamente dentro da Dona Jovem, com os usuários que ela atende. "Esses trabalhos artesanais estão sendo expostos e comercializados com valores simbólicos, e toda produção foi realizada durante atividades em grupo e nas oficinas terapêuticas mantidas pela Unidade", complementou.

A psicóloga e referência em saúde mental da 5ª região, Ana do Carmelo, explica que esta atividade agrega bem-estar e saúde aos usuários, e que o valor arrecadado com a venda dos artesanatos será convertido para a compra de novos materiais a serem utilizados nas oficinas.

“Afinal, produzir artesanato, incentivar práticas culturais e promover a integração de pacientes e profissionais também são formas de terapia. Por isso, a organização desse tipo de evento é tão importante. Esse é um momento de interação e integração”, destacou Ana.

Inclusão Social

Segundo a enfermeira e voluntária, Neide Peroba, diversas peças foram confeccionadas com material reciclável e feitas a partir das técnicas ensinadas nos cursos que ela mesma ministra na Dona Jovem. “Para nós, uma ação como essa é algo maravilhoso. Não tem coisa melhor do que ver pessoas elogiando a qualidade do nosso trabalho final e fazendo a divulgação dele”, comemorou.

A usuária e aposentada Terezinha Teles, de 82 anos, afirma que um detalhe importante foi a exposição de peças elaboradas com material reciclado, pois essa iniciativa incentiva, além da terapia em si, a preservação ambiental. “É muito bom poder aliar as duas coisas, e mostrar o que fazemos. Isso sem falar no grande objetivo desse evento, que é a socialização do nosso grupo", admitiu.