Sema se reúne com Ministério Público Estadual para tratar de ações de educação ambiental nos bairros

Meio Ambiente
10/05/2018 16h10

Na manhã desta quinta-feira, 10, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio do setor de Educação Ambiental, se reuniu com o promotor de Justiça Eduardo Lima de Matos, na sede do Ministério Público de Sergipe (MP/SE), para tratar da participação do órgão ambiental no programa Meio Ambiente nos Bairros, realizado pelo MP. 
 
Meio Ambiente nos Bairros é um programa em que os promotores ambientais se dirigem aos bairros de Aracaju para escutar a população e, por meio das suas demandas, propor e executar ações ambientais para melhorias no local. 
 
José Bezerra, coordenador do setor de Educação Ambiental da Sema, participou da reunião, apresentando o trabalho de sensibilização realizado pela sua equipe e de que forma irão contribuir com o programa. “Como o MP tem um programa que objetiva abordar questões ambientais, viemos tratar da nossa parceria, discutir a adequação da nossa agenda para que se encaixe com a programação do programa; e de que forma vamos desenvolver essas ações, levando o nosso trabalho em prol da conservação do meio ambiente, para que seja aderida pelas comunidades de Aracaju”, explica o coordenador. 
 
A articulação das ações propostas para a colaboração com o programa Meio Ambiente nos Bairros, para Augusto Cesar Viana, secretário municipal do Meio Ambiente, é uma prova de que a sensibilização é um dos mecanismos para contribuir com a conservação ambiental. “Apresentei ao MP o trabalho que estamos desenvolvendo constantemente com a nossa equipe de Educação Ambiental e fiquei à total disposição para colaborar com o programa, pois acredito no nosso papel sensibilizador”. 
 
Para o promotor Eduardo Lima de Matos, a proposta do programa é realizar ações ambientais por meio da integração com os órgãos públicos municipais a fim de escutar, entender e atender os reclames da população. “De forma integrada com vários serviços públicos, conseguiremos estar próximos da população. E o apoio da Sema tem o papel fundamental, pois ela tem o poder fiscalizador e de sensibilização. Não teria sentido a execução deste programa sem o envolvimento da Sema, que representa todo o olhar ambiental do município”. 
 
De acordo com Eduardo Lima de Matos, o programa, além da Sema, conta também com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).