Caps promove inclusão e lazer aos usuários da comunidade do Cidade Nova

Saúde
11/05/2018 16h40

A Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem como foco o atendimento à população que está em situação de vulnerabilidade social e que também precisa de acompanhamento de saúde mental. E foi buscando integrar estas duas experiências que os usuários do Caps Jael Patrício de Lima, no bairro Cidade Nova, receberam na manhã desta sexta-feira, 11, um dia de lazer, aliado à diversão e atividades para a valorização da vida, intitulado "Vida em Festa”.

A coordenadora do Caps, Eberlene Moura, explicou que esta atividade faz parte das ações socioeducativas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. "Dentro do planejamento, nós incluímos esta proposta com o objetivo de proporcionar lazer e um dia diferente para os usuários. Este tipo de programação é fundamental para o tratamento", disse.

Segundo o psicólogo da Unidade e um dos idealizadores da atividade, José Marcos de Oliveira, o projeto promove a interação benéfica para a população atendida. “Queremos reanimá-los e também fazer a integração dos usuários. Eles adoram esse tipo de programação. Além de música, dança, karaokê e poesias, são oferecidas outras atividades, voltadas para desenvolver as potencialidades dos usuários, trabalhando sua capacidade motora, sociabilizando ou mesmo para aspectos da capacidade intelectual”, explicou.

Quem participou do evento aprovou a iniciativa, como foi o caso de Maria dos Santos, usuária do Caps. “Gosto demais dessas programações e fico muito feliz quando participo. É um dia diferente e eu sempre fico mais animada”, afirmou.

Já o usuário Carlos Silva ressaltou a importância deste dia. “Essas programações trazem alegria para nós. Temos dias tão difíceis e nessas atividades brincamos, conversamos e, claro, nos divertimos. É sempre muito bom”, complementou.

Sobre o Caps

O Caps Jael Patrício de Lima atende, em média, 60 usuários por dia, com funcionamento de 24 horas, pois tem acolhimento noturno com oito leitos. Além disso, a SMS mantém outras duas unidades, que também funcionam 24 horas e têm acolhimento. São elas: Caps Liberdade, na Zona Oeste, e Caps David Capistrano, na Zona Sul. Há, ainda, o Caps AD III (álcool e drogas) Primavera, na Atalaia; o Caps AD Vida, para o público infanto-juvenil, no bairro Suíssa; e o Caps II Infantojuvenil D. Ivone Lara, no bairro Siqueira Campos.