Prefeitura continua com trabalho preventivo nas ruas da cidade

Obras e Urbanização
11/05/2018 17h25
Início > Noticias > 76554

Mesmo não tendo histórico de grandes eventos negativos provocados por fenômenos naturais, Aracaju ainda sofre que as chuvas que ocorrem com maior incidência, sejam trovoadas ou chuvas continuadas de inverno. Com uma área territorial que mede cerca de 174 km² e uma população de soma 544.039 habitantes, segundo estimativas de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a capital sergipana ainda sofre com a estagnação da rede de drenagem, problema comum a várias capitais brasileiras.

Mesmo com os atuais investimentos em bairros com histórico de alagamentos, fatores como crescimento populacional acelerado e de forma pouco ordenada, acabaram por surgir complexos habitacionais sem a infraestrutura adequada. O crescimento significativo a partir da década de 60, com incrementos populacionais da ordem de 50% a cada dez anos até o início da década de 90. Nos anos 2000, a cidade se transforma em um polo atrativo para pessoas de outras cidades sergipanas e de outras partes do Brasil, em virtude do desenvolvimento e do progresso dos aracajuanos nas áreas de serviços e outras atividades financeiras.

A ocupação se deu para áreas mais distantes do Centro e dos bairros mais tradicionais, a exemplo "boom imobiliário" da Zona de Expansão, Jabotiana, Santa Maria, Atalaia, entre outros. Os estudos que a Prefeitura de Aracaju, através de vários órgãos, apontam um diagnóstico que pode levar a algumas soluções a médio e longo prazos no que diz respeito às melhorias na rede pluvial.

Uma das medidas adotadas pela atual gestão foi a criação do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju, colegiado formado por representantes de vários órgãos e que planejam, diagnosticam e executam ações preventivas e restaurativas. A partir das diretrizes do Plano de Contingenciamento, adotado pelas secretarias como esteio para o trabalho, as ações que visam atenuar os efeitos das chuvas estão se mostrando eficientes e já diminuíram os pontos de alagamentos e mitigaram os transtornos registrados em anos anteriores.

Trabalho nas ruas

Durante esta sexta-feira, 11, profissionais da Emurb atuaram na avenida Euclides Figueiredo e em outros corredores de trânsito da cidade. Alguns locais foram atendidos de forma imediata no momento em que as chuvas caíam na cidade, a exemplo do Centro e dos bairros Coqueiral, Farolândia, Japãozinho, Jardim Centenário, Santa Maria, São Conrado e São José. A meta é prosseguir os serviços neste sábado em outros locais e, caso haja necessidade, acionar durante o fim de semanas equipes itinerantes.

Solicitação

Para registrar algum tipo de solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).