Aracaju mais verde: Sema e Emsurb recompõem árvores que foram suprimidas

Meio Ambiente
14/05/2018 14h50

Compromissada com a arborização da cidade e em oferecer segurança à população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está realizando o replantio de árvores que foram suprimidas em algumas avenidas da capital. A ação começou nesta segunda-feira, 14, na avenida Simeão Sobral. 
 
A supressão dessas árvores foi necessária pelo fato de estarem debilitadas e, por isso, representando riscos à sociedade, como os motoristas e transeuntes que passam pelos locais diariamente. “A Sema vem autorizando a supressão, realizada pela equipe da Emsurb, de algumas árvores situadas em diferentes pontos de Aracaju, com o objetivo de garantir a segurança dos cidadãos. Essas espécies, devido ao tempo, estão debilitadas, por isso precisam ser suprimidas, porém, a população pode ficar sossegada, pois ao mesmo tempo em que elas são retiradas, a Sema e a Emsurb realizarão a recomposição delas”, declara Augusto Cesar Viana, secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju.  
 
A engenheira florestal e analista ambiental da Sema, Carla Zoaid, explica que, com o replantio de mudas substituindo as que foram suprimidas, as avenidas da capital, como a iniciada hoje, haverá um impacto positivo para o local. “Com a retirada dessas árvores, havendo a sua diminuição, a avenida sofreu um impacto bem negativo, como o seu aspecto visual e mudança climática, pois as árvores contribuem para o sombreamento e melhoria do clima. Com essa recomposição, a avenida voltará a ter essa vigor”, destaca.  
 
Na avenida Simeão Sobral, foram plantadas espécies de sibipiruna, mudas adaptáveis à arborização da capital e que oferecem segurança a quem transita pelo local, pois possuem  tamanho ideal, acima de 3m, e uma copa que não prejudica a circulação de veículos e das pessoas. Outras espécies selecionadas para o replantio nas demais avenidas, como João Ribeiro, Hermes Fontes, Desembargador Maynard e Tancredo Neves, foram os ipês branco e rosa.
 
Manutenção e monitoramento
 
A coordenadora de podação e paisagismo da Emsurb, Thayanne Loer Santos, destaca que com a qualificação técnica da Sema e o trabalho da Emsurb, as árvores que estão sendo plantadas terão todo o acompanhamento e manutenção. “A Sema realizará o monitoramento e a Emsub vai executar a irrigação de forma periódica por meio do caminhão-pipa para garantir a sobrevivência dessas árvores”, diz.
 
Além dos órgãos municipais, é necessário que a própria comunidade se engaje na causa, conservando o espaço e mantendo essas árvores. É o que deseja a comerciante Romana Fonseca. “As árvores trazem saúde, sombra, fresca e beleza. Senti bastante quando houve a retirada delas aqui da avenida, mas agora estou muito feliz por estar acontecendo o replantio. Também vamos colaborar com esse trabalho, cuidando dessas plantas”, garante.