Mesa redonda dá início às comemorações pelo Dia do Assistente Social

Agência Aracaju de Notícias
14/05/2018 18h45
Início > Notícias > Mesa redonda dá início às comemorações pelo Dia do Assistente Social

"Temos que respeitar e valorizar cada vez mais esses profissionais". Esta frase foi dita pela coordenadora de Serviço Social da Secretaria Municipal da Saúde, Sindaya Rose Belfort, durante evento realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), em alusão ao Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio. Na oportunidade, foi feita uma mesa redonda onde foi abordado o tema ‘Desafio do serviço social frente à desconstrução do estado de direito e da política de saúde'.

Para a coordenadora de Serviço Social da Secretaria Municipal da Saúde, Sindaya Rose Belfort, ações como essa devem ser realizadas para fortalecer cada vez mais a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto política pública. "Esse evento proporciona também uma reflexão sobre o fazer do serviço social dentro das redes do SUS Aracaju. A gente trouxe esse tema, pois no momento é bem presente em nossas práticas", colocou.

Atualmente, 90 assistentes sociais atuam na rede municipal da Saúde. "Esse é um momento importante para categoria porque a gente se sente valorizado quando a Secretaria Municipal da Saúde acolhe a promoção de um evento como esse para mostrar o nosso serviço , para mostrar as nossas experiências em um momento significativo que é o Dia do Assistente Social", afirmou a assistente social da Unidade de Saúde da Família (USF) Fernando Sampaio, Lara Aguiar. Ela atua na saúde municipal de Aracaju há 14 anos.  

Homenagens

A tarde também foi marcada por homenagens. Assistentes sociais aposentadas receberam uma Menção de Gratidão pelos serviços prestados na construção do SUS em Aracaju. Marta Virgínia Nascimento foi uma das homenageadas. Foram 32 anos de atividade profissional, sendo 27 na Saúde. "Estou muito feliz com esse reconhecimento, pois boa parte da minha vida profissional eu passei dentro da política de saúde. Eu participei de várias discussões e momentos coletivos de construção do SUS", contou.

Parcerias

O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, contou com o apoio do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe, do Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse), do Conselho Federal do Serviço Social (CFESS) e do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). "O profissional de serviço social é muito importante no sentido de construir a integralidade no SUS. Ele faz a articulação entre as políticas, está há mais de três décadas no Sistema Único. Foi uma tarde grandiosa para todos nós, momento de valorizar e reconhecer a contribuição desses profissionais", ressaltou a presidente do Conselho Regional, Joana Gama.