Semana da Enfermagem é iniciada no Cemar do Siqueira Campos

Agência Aracaju de Notícias
15/05/2018 18h28

Enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes de Enfermagem participaram nesta terça-feira, 15, da abertura da Semana da Enfermagem. O evento segue até o dia 25 no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), localizado no bairro Siqueira Campos.

No primeiro dia, os profissionais e estudantes assistiram a uma palestra sobre o Código de Ética da Enfermagem, que foi atualizado em abril deste ano. A proposta do novo Código é refletir a complexidade da atuação profissional nos tempos atuais, buscando oferecer mais segurança ao exercício da profissão.

A palestra de abertura foi ministrada pelo enfermeiro Joselires Carneiro de Oliveira Júnior. Na oportunidade, ele abordou as alterações do Código de Ética e os desafios do exercício da profissão. “O Código sempre se preocupou e hoje consolida mais ainda o entendimento que deve haver uma preocupação com as condições de trabalho com profissional de enfermagem e também com o paciente que o profissional cuida”, destacou o Joselires Júnior, que é conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

De acordo com a organizadora do evento, a referência técnica de Enfermagem Fernanda Brito, o objetivo da Semana da Enfermagem é valorizar os profissionais. “Há dois anos a gente faz essa homenagem trazendo palestras, ações de educação continuada, dia de beleza, tudo pra chamar a atenção dos profissionais a cerca da importância que eles têm para a comunidade”, pontuou.

Valorização

A iniciativa de realização da Semana da Enfermagem é vista como positiva entre os profissionais da área. No primeiro dia do evento, que tem ações pela manhã e pela tarde, o público-alvo compareceu e acompanhou atento a palestra do conselheiro do Coren Joselires Júnior. Muitos não sabiam das atualizações do Código de Ética da profissão.

É o caso da enfermeira do Cemar, Rosimary Souza. “Eu não sabia que tinha essa atualização. A gente aproveita as oportunidades  para se atualizar. Às vezes, na correria do dia a dia, a gente não tem tempo”, disse a profissional, que é servidora municipal desde 2004.

Estudante do 5° período de Enfermagem, a estagiária do Centro, Gilmara Souza também não sabia da atualização do Código de Ética e aprovou a iniciativa do evento. “Vai ser um conhecimento a mais. A gente teve essa disciplina no primeiro período da faculdade, então vai ser ótimo para a gente se atualizar”, contou.

Também estudante do 5° período, Layane Menezes reconheceu que esse tipo de evento valoriza o profissional e ajuda no bom desempenho da profissão. “A gente conhece os nossos direitos, deveres, sabemos o que o Código regulamenta para o exercício da profissão que escolhemos. Com certeza é uma iniciativa muito boa”, opinou.