Idosos do Cras Santa Maria participam de atividades no Parque da Sementeira

Assistência Social e Cidadania
16/05/2018 18h35

Uma combinação que dá certo: a prática de exercícios físicos ao ar livre pode melhorar o humor e a autoestima das pessoas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Essex, na Inglaterra. Para os idosos, os benefícios ainda são mais abrangentes, como a diminuição da pressão arterial e o aumento de vitamina D. Com o objetivo de promover práticas saudáveis utilizando os espaços públicos da cidade de Aracaju, a Secretaria Municipal da Assistência Social levou os idosos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria para o Parque Governador Augusto Franco, na tarde desta quarta-feira, 16. 
 
Com um público formado majoritariamente de mulheres, o grupo de idosos do Cras Santa Maria é conhecido pelo grande número de participantes  e pela alegria com que desenvolvem as atividades propostas. Para Rosane Cunha, secretária da Assistência Social, o envolvimento das pessoas com as propostas é uma prova do trabalho realizado nas unidades da Assistência. “As nossas idosas são muito participativas. Elas têm consciência do quanto a atividade física é benéfica para elas e pode levá-las a ter uma vida longeva e sadia. Na Assistência temos sempre a garantia de direitos como premissa e ficamos muito felizes quando esse empoderamento é absorvido pela população”. 
 
Aproveitar os espaços públicos como instrumentos de reflexão também é uma prática realizada na Assistência Social de Aracaju. De acordo com Milena Rocha, coordenadora do Cras Santa Maria, a cada espaço visitado, um diálogo sobre determinado tema é mantido. “Viemos aqui para o Parque da Sementeira e aproveitamos para visitar alguns espaços antes do início das atividades físicas propriamente ditas. Elas foram, por exemplo, até o Monumento Governador Marcelo Déda e conheceram mais da história da política sergipana. Falamos sobre como José Carvalho Déda, avô do ex-governador, foi significativo na formação política dele e influente em suas decisões. Expliquei sobre a importância da base familiar e como cada idoso pode compartilhar suas experiências com suas famílias”.
 
“Adorei a minha tarde, fizemos atividades físicas, visitamos o memorial de Déda e eu volto para casa muito feliz. O meu dia é sempre mais contente quando venho ao Cras, que é muito legal”, diz Maria Auxiliadora Santo, usuária do Cras Santa Maria.