O aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, do Bairro São Conrado, Rafael Soares Santos, de 12 anos, será um dos 15 delegados sergipanos que representarão o estado na V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). A Conferência Estadual aconteceu nessa quinta-feira, 16, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus São Cristóvão.
Rafael, que cursa o 7º ano na Emef, trabalhou, junto a outros alunos da escola, no tema 'Cuidando da Água da Nossa Escola'. O projeto será apresentado na Conferência Nacional como objeto de reflexão e discussão entre os participantes, no intuito de fortalecer a cidadania nas escolas e comunidades de todo território brasileiro. A etapa nacional da Conferência será realizada, em Brasília, no período de 15 a 19 de junho. Além de Rafael, cinco outros alunos da rede municipal participaram da etapa estadual.
Segundo a coordenadora pedagógica da José Conrado, Maria Ivanilde Meneses, a participação dos alunos estimula o protagonismo dos estudantes. “Um dos objetivos do projeto é a organização da Com-Vida na nossa escola. Os nossos alunos se prepararam para a Conferência através de palestras e aulas ministradas pelos professores. Refletiram sobre os problemas relacionados a água em nossa escola e estabeleceram às prioridades”, destaca.
A coordenadora comemora o fato de que Rafael voltará preparado para articular melhorias para a escola, comunidade e sociedade.““As professoras Jucimone Moura dos Santos e Sílvia Souza Santos, com o apoio dos demais professores, orientaram os alunos para a construção do projeto, respeitando o que eles estabeleceram como prioridade. Após a formação recebida em Brasília, ele voltará mais preparado para junto com os demais colegas e apoiados pelos professores e gestores, executarem as ações previstas no projeto", explica.
O aluno Rafael expressa sua felicidade em representar a escola pois, segundo ele, todos abraçaram o projeto e estão colhendo os frutos. “A gente quer sensibilizar as pessoas para que elas tenham o entendimento do quanto gastam água de maneira desnecessária e o quanto é possível economizar. Além da mudança de hábitos na escola, percebo que meus familiares também estão deixando para trás alguns hábitos de desperdício. Isso é muito legal”, pontua.
V CNIJMA
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Trata-se de uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país com o objetivo de promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.
A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e discussões, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.
Para mais informações acesse ao link: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/.