Defesa Social prepara guardas municipais para atuação no Forró Caju 2018

Guarda Municipal
18/05/2018 16h32

A Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), capacita guardiões que atuarão nas ações de segurança do Forró Caju 2018, esse que promete ser o maior festejo junino de Sergipe. Iniciada no último dia 14, a instrução prossegue até o dia 25 de maio com a participação de guardas municipais de várias cidades do interior do estado, a exemplo de Propriá, Estância, Lagarto e Nossa Senhora do Socorro.

A capacitação anual denominada Padronização dos Procedimentos Operacionais da GMA em Eventos aborda questões teóricas, como a ética profissional, postura e conduta, além de componentes práticos do serviço em grandes eventos. São contemplados conteúdos voltados à operação de vídeo monitoramento, atuação em plataformas elevadas de observação, conduta de patrulhas, abordagens, defesa pessoal, emprego de técnicas não letais e revistas pessoais e nos portões de acesso.

"Essa instrução serve como uma revisão de conceitos e técnicas já conhecidas pelos guardiões. Essa padronização de ações é muito importante para atuação em grandes eventos, como o Forró Caju", destaca o supervisor Nilson Reis, um dos instrutores da capacitação.

Essa não será a primeira vez que a Guarda Municipal de Aracaju ficará responsável pela segurança no perímetro interno do evento, na Praça Hilton Lopes. Desde o ano de 2013 a GMA vem garantindo a segurança, coibindo a entrada de armas e drogas e contribuindo para o aumento da sensação de segurança dos foliões aracajuanos e turistas.

"A Prefeitura de Aracaju através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania preocupa-se com o treinamento e a capacitação continuada dos integrantes da corporação. Para cumprir com tal propósito, uma série de instruções ao longo de todo o ano é pensada e realizada. A Guarda Municipal de Aracaju é uma instituição cidadã que se preocupa com o respeito aos direitos individuais e que preza pela adequação de suas ações, levando-se em consideração o que preconiza a legislação. Desta forma, nada mais adequado do que preparar-se, antecipadamente, para atuação em qualquer tipo de situação que, porventura, possa ocorrer", destaca o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.


Forró Caju 2018

O Forró Caju 2018 ocorrerá nos dias 22, 23, 24, 28, 29 e 30, com início às 20h e previsão de término às 3h30. A festa ocorre na Praça Hilton Lopes entre os mercados centrais.

Este ano o evento apresentará algumas novidades, como os festejos nos bairros, na Rua São João e na Praça General Valadão. Ao todo, serão cerca de 130 atrações locais e nacionais.