Curso de web designer é iniciado no Centro da Juventude da Fundat

Agência Aracaju de Notícias
21/05/2018 17h51
Início > Noticias > 76691

Laboratório de informática cheio de alunos atentos na primeira aula do curso de web designer, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Aracaju por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Com duração de 120 horas, o curso é realizado no Centro da Juventude da Fundat, no conjunto Augusto Franco, e tem como foco a criação de web sites. 

De acordo com o coordenador do Centro da Juventude, Jairo Vieira, as vagas para o curso acabaram em menos de 24 horas e ainda existe um cadastro reserva. “A procura foi muito grande. Caso alguém desista ou não venha para as aulas, dois dias depois a gente já pode chamar alguém que está na lista esperando. Foram abertas dez vagas e temos mais dez pessoas no cadastro reserva”, disse.

Segundo Jairo, o curso é direcionado para quem já tem conhecimento em informática avançada e quer ampliar o conhecimento para desenvolver sites. Além disso, segue uma tendência de mercado. “Qualquer empresa que quer estar na era digital precisa de um site para vender produtos. Se você quer aumentar a venda de um produto ou divulgar sua empresa, é fundamental ter um site. Os alunos sairão daqui preparados para isso”, destacou.

Responsável por ministrar o curso, que segue até o dia 16 de junho, o professor Fábio Severo explicou que o curso é bastante atual e que os alunos sairão prontos para ingressar no mercado de trabalho. “Esse é um curso muito visado, principalmente por jovens que querem trabalhar com computador. Eles vão aprender a criar sites não só para desktop, mas também sites responsivos, que são aqueles que podem ser abertos em dispositivos móveis, como smartphones  e tablets”, detalhou.

Ainda segundo ele, o trabalho final do curso será justamente a criação de um site. “Eles vão aprender como funciona e eu pretendo que no final do curso eles estejam criando um site para algum projeto, alguma instituição”, adiantou.

Alunos interessados

Estudante do 9° ano do Ensino Fundamental, o adolescente Matheus Rodrigues já é frequentador assíduo dos cursos ofertados pela Fundat. Depois de participar dos cursos de informática básica e avançada, ele foi um dos primeiros a se inscrever no de web designer. “Minha mãe e minha avó me incentivaram muito a fazer, além da professora Karina Rocha, que falou que o curso era muito bom. Eu espero que eu saia trabalhando, fazendo sites, porque além de estudar eu quero ter uma renda extra fazendo o que aprendo com os cursos daqui”, declarou.

Já o funcionário público Mirailton Oliveira se interessou no curso por acreditar que ele é uma oportunidade de aumentar as vendas dos seus produtos artesanais. “Eu faço produtos artesanais e pretendo criar um site para publicar o meu material. Hoje, com a crise que o mercado vem passando, somos obrigados a correr atrás de outra fonte de renda. Graças a Deus a Fundat teve essa visão de trazer cursos modernos. Já tenho meus produtos e preciso incluir na internet, que é o caminho”, acredita.

Novas turmas

Quem estiver interessado em participar de cursos da Fundat deve ficar atento ao site e às redes sociais da Prefeitura de Aracaju. De acordo com o coordenador do Centro da Juventude da Fundat, em breve haverá novas turmas de cursos de informática, como formatação de computadores. “A Fundat está abrindo novos cursos nessa área de informática, além dos cursos de informática básica e avançada, que a Fundat sempre ofereceu e vai continuar oferecendo. Mas virão também cursos mais técnicos, com carga horária maior, e ampliando para outras áreas da informática”, finalizou Jairo Vieira.