Biblioteca Clodomir Silva recebe projeto social e promove contação de histórias

Cultura
21/05/2018 20h29

Contação de histórias, teatro de fantoches e muita brincadeira fizeram parte da programação do ‘Hora do Conto’, evento idealizado pela Biblioteca Municipal Clodomir Silva, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Na tarde desta segunda-feira, 21, com o objetivo de preservar a cultura através do despertar da imaginação, a unidade recebeu alunos com idade entre 7 e 17 anos do projeto social ‘Campeões do Aprender’, da construtora Empe.

De acordo com a coordenadora do projeto, Jéssica Oliveira, o objetivo desta ação é preencher o tempo das crianças e dos jovens através de atividades físicas e lúdicas, desviando o foco da marginalidade. “Com as modalidades, como a música, o Karatê e práticas externas como a contação de histórias oferecida por essa biblioteca municipal nos ajuda a evitar que eles sigam o caminho da criminalidade”, explicou.

A estagiária em biblioteconomia, Tatiane Roberta, destacou a importância do evento ‘Hora do Conto’ e afirmou que ‘Campeões do Aprender’ está participando pela primeira vez dessa atividade lúdica, graças a divulgação eficiente da Funcaju. “Através da contação de história incentivamos o imaginário da criança, o lúdico, o vocabulário e, consequentemente, desperta o pensamento crítico deles”, completou.

A ‘Hora do Conto’ foi ministrada pela aposentada da casa e bibliotecária, Ivanir Brás, que retornou, mais uma vez, a Clodomir Silva para praticar o que realmente gosta. “É um prazer imenso voltar aqui. É por meio da contação de histórias que as crianças se sentem estimuladas para frequentar as bibliotecas e criar o hábito da leitura através dos livros”, ressaltou.

Para o aluno do projeto social, Ruan Victor, participar de um momento especial como o de hoje foi gratificante para aumentar a sua bagagem de conhecimentos. “Aqui reforcei a importância da leitura para o nosso futuro e compartilhei várias ideias”, finalizou.