Em mais uma reunião ocorrida na manha da última terça-feira, 22, na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) o Comitê Executivo composto por servidores lotados em secretarias e órgão municipais deram sequência aos debates que objetivam preparar um projeto de minuta para revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju. A cada encontro são analisados os dados e temas a serem ajustados e atualizados, bem como aperfeiçoar os mecanismos de participação popular nas etapas que deverão se seguir.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), a revisão tem sido cuidadosamente estudada, respeitando a legislação e um seguindo um calendário que não exaure todas as colaborações possíveis. "Nesta fase, estamos mapeando temas que possam gerar maior debate na sociedade civil e criando instrumentos colaborativos abertos à população. Através das comissões temáticas interdisciplinares, estamos fazendo uma verdadeira análise pormenorizada da realidade do espaço urbano de Aracaju e o que deverá ser ajustado urbanística e legalmente", detalha Sérgio Ferrari, secretário da Infraestrutura do Município e presidente da Emurb.
No encontro da terça-feira, 22, por exemplo, a pauta principal foi o aprofundamento da metodologia para a revisão da legislação e o calendário geral de reuniões entre o Comitê Executivo e os grupos temáticos. Ficaram estabelecidos alguns encaminhamentos a exemplo da manutenção de reuniões semanais do Comitê e da coleta de dados feita pelos grupos temáticos nas diversas repartições da Prefeitura. Na quinta-feira, 24, uma nova rodada de debates acontecerá entre os integrantes das comissões interdisciplinares, sequenciando o cronograma de estudos e debates.