Aracaju vai participar de mais um Dia do Desafio

Juventude e Esporte
24/05/2018 17h48

A 24ª edição do Dia do Desafio está se aproximando. No dia 30 de maio, Aracaju tem a missão de promover um dia repleto de atividades físicas. A ação é uma campanha mundial com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis e promover pelo menos 15 minutos de exercícios para diversas cidades do país, que se enfrentam em uma disputa saudável para mobilizar o maior número de habitantes.

Na manhã desta quinta-feira, 24, aconteceu a reunião técnica do evento na Prefeitura Municipal de Aracaju. Através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), serão disponibilizados profissionais e estagiários de Educação Física para executar atividades em diversos órgãos e locais da capital. "Com a soma de forças, vamos mobilizar o maior número de pessoas possível para promover práticas saudáveis. O Dia do Desafio não pode ficar somente no mês de maio, o objetivo desse ano é incentivar a população de maneira geral a praticar atividade física diariamente", afirmou o secretário da Sejesp, Jorge Araújo Filho. 

Coordenado no Brasil pelas unidades do Serviço Social do Comércio (SESC), o evento movimenta milhares de pessoas todos os anos na última quarta-feira do mês de maio. Supervisora de Lazer da unidade Sesc/Centro e responsável pelo Dia Do Desafio no estado de Sergipe, Simone Gama acredita que a ação é um meio de alertar para uma vida mais saudável. "É um projeto de mobilização coletiva onde todo mundo ganha, a população ganha em saúde e o poder público ganha não só em visibilidade, mas o próprio cidadão passa a entender que o governo está preocupado com a sua qualidade de vida. É a oportunidade de criar uma condição ambiente onde é possível conscientizar as pessoas da importância da atividade física". 

Aracaju traz no seu histórico uma sequência de vitórias na competição: são cinco anos seguidos. Em 2017, a capital sergipana disputou contra a cidade de Mauá, do estado de São Paulo, e ficou com a vitória ao movimentar 247.398 pessoas. E esse ano o desafio continua. No dia 7 de maio, aconteceu no SESC Jundiaí (SP) o sorteio das cidades que se enfrentarão na 24° edição. As duplas são formadas por um sorteio eletrônico, mas com uma novidade, a partir de agora: as cidades farão o confronto saudável por três anos consecutivos. "Vai ser uma oportunidade de troca de experiências tanto em políticas públicas, quanto em ações na área do esporte, vai ser o momento onde a gente sai de uma postura individualista e parte para o bom senso em prol do bem comum", disse Simone.

Agora Aracaju vai enfrentar Piracicaba (SP), que tem cerca de 364.571 habitantes, conquistou o título de campeã em 2017 e mobilizou 65,82% da sua população contra São José dos Campos, no Vale do Paraíba. "Nós somos campeões e temos que manter o título. Enquanto secretaria de esporte, estamos super mobilizados. Então vamos entrar em contato com outros órgãos do governo para que possamos levar a nossa equipe para promover atividade física no dia 30 de maio. Com certeza a disputa vai ser bem acirrada, mas a gente vai se esforçar ao máximo para que Aracaju seja tricampeã nesses três anos consecutivos. E não tenho dúvidas que Piracicaba vai se empenhar muito, e Aracaju tem que se empenhar mais ainda porque nós somos a capital da qualidade de vida",  disse Mariana Dantas, diretora de Esporte e Lazer do estado de Sergipe.

Com o lema "você se mexe e o mundo mexe junto", o evento conquista novos parceiros todos os anos. É o exemplo da Fundação Renascer, que já se prepara para a próxima quarta-feira. "Realizamos atividades de rotina dentro das unidades com relação à prática esportiva e no Dia do Desafio vamos promover atividades voltadas especificamente para esse dia, registrando e encaminhando para a Sejesp, é para somar mesmo. E os exercícios fazem bem não só para a saúde física, mas também emocional e psicológica, e os nossos adolescentes precisam", afirmou a assistente social da fundação Renascer, Joira Rollemberg. 

Coordenador da atividade em Aracaju, Kleber Alves explicou como será realizado a contagem de participantes. "Faz atividade, tirou foto ou filmou, usa a hashtag #DiaDoDesafio e #Aracaju e compartilha nas redes sociais, ou envia para o contato e a gente contabiliza. A contabilização é feita através de um número de telefone fornecido pela Sejesp. E as pessoas vão gravando os exercícios ao longo do dia, e vamos registrando a quantidade e fazemos o processamento de dados para o Sesc nacional".

Como tudo começou

O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio.

Em 1990, a TAFISA The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA –International Sport and Culture Association – assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente em todo o continente americano.

O que o prefeito Clifford e seus munícipes não poderiam imaginar é que, ainda hoje, mais de 20 anos depois, o #DiaDoDesafio mobilizaria mais de 43 milhões de pessoas de 3.469 cidades das Américas (dados de 2017).