Inova Jovem abre as portas para futuros empreendedores

Juventude e Esporte
28/05/2018 15h30

Visando investir no futuro dos aracajuanos, a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) tem trabalhado para oportunizar cursos de qualificação voltados para os jovens.
Na manhã desta segunda-feira, 28, teve início o programa Inova Jovem, que tem como foco novos empreendedores e faz parte do plano da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ). O curso de empreendedorismo tem como objetivo diminuir o índice de vulnerabilidade juvenil, promover a inclusão social e qualificar o pequeno investidor para abrir ou expandir seu próprio negócio.

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Sejesp, com apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), o curso tem duração de 30 horas presenciais. O diferencial é que, após o fim das aulas, os  25 alunos selecionados contarão com três meses de acompanhamento, através de encontros quinzenais com os professores e um call center, que estará aberto para prestar assistência aos alunos.

"É gratificante saber que podemos fazer a diferença com um curso que daqui a dois ou três meses pode mudar a vida deles. Além de diminuir as barreiras que eles têm nos primeiros meses, é difícil abrir o próprio negócio e mais ainda mantê-lo, então nosso objetivo é diminuir essas dificuldades para que eles consigam gerar sua própria renda a partir do seu negócio", afirmou o diretor de políticas públicas para a Juventude da Sejesp, Francisco Albuquerque.

Professor do Inova Jovem, o gaúcho Diego Pereira chega a Sergipe, onde as aulas serão ministradas em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto.
"Eles conseguem em uma semana adquirir um conhecimento muito grande. Em uma semana de aulas intensivas, eles aprendem tudo que é necessário para abrir um negócio, e depois continuam sendo acompanhados por mais três meses. Essa metodologia foi baseada em uma conversa e estudo com empreendedores. E o resultado é muito bom: 70 % dos negócios continuam. As chances para os empreendedores são reais. Quem participa consegue enxergar a diferença, a importância e a grandiosidade que esse projeto tem", pontuou.

Com a soma de forças das secretarias, o objetivo é que o auxílio se estenda mesmo com o final do curso, para que os alunos tenham condições de abrir seu empreendimento, como explica o diretor da Juventude do Estado, Fredson Santana. "Esse projeto vem para ajudar o jovem a organizar suas ideias e colocar seu sonho do negócio próprio em ordem. E não queremos ficar só nisso, nós da Seel fizemos uma parceria com as empresas juniores, e temos uma agenda com o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste para ver a possibilidade de ter ajuda financeira. Assim como tem a linha de crédito para jovens empreendedores, estamos atrás dessa linha, para esses alunos do Inova Jovem. Essa é uma novidade de Sergipe, uma ideia nossa, nos juntamos com as prefeituras de Lagarto, Aracaju e Socorro", declarou.

Presidente da Juventude do Santa Maria em Ação, Ane Liviane acredita que o Inova Jovem oportuniza a capacitação dos moradores da região. "É uma chance incrível para cada um que se inscreveu, e também para a comunidade, pois atrai um olhar diferente para a juventude do nosso bairro. É uma oportunidade de mostrar que os jovens daqui sonham e querem realizar, e com esse curso, isso se torna possível", disse Ane.

Os futuros empreendedores  

Aos 29 anos, Maria Aparecida descobriu logo cedo seu amor pela culinária. De um docinho para festa do primo, a jovem começou a produzir trufas para vender e o negócio deu tão certo que a geladeira não comporta mais. Segundo Maria, apesar dos lucros, é difícil administrar as contas, e muitas vezes a jovem se sente perdida em meio aos números no final do mês.
"Esse curso é minha grande oportunidade, porque os outros cursos que eu pesquisei, eu não podia fazer mais por causa da minha idade e eu nunca fiz curso na minha vida, é minha chance de aprender. Tudo que eu sei foi assistindo vídeos, e hoje me inscrevi porque quero saber mais e saber movimentar meus lucros. Meu foco é aprender para colocar meu negócio para frente, crescer mais. Eu tenho um lucro bom, mas estou perdida em como administrar, eu foco no que tem de comprar, mas não estou sabendo aproveitar o que eu ganho".

A ação já beneficia 80 cidades brasileiras com cerca de dois mil jovens empreendedores, e a aluna Jéssica Correia, 21 anos, faz parte dessa turma. Com o sonho de abrir uma mercearia, Jessica não perdeu tempo e conta orgulhosa que foi a primeira inscrita do Inova Jovem.
"Eu saí do trabalho recentemente, e eu já tenho meu objetivo, abrir meu próprio negócio de lanches, pois eu amo comida. Como eu já trabalhei com isso, quero botar para frente. Estou ansiosa para o curso, quero aprender mais a lidar com os negócios. Para quem está começando agora no mundo do empreendedorismo, esse curso é a oportunidade que estava faltando" afirmou a estudante.