Prefeitura de Aracaju monitora e mantém serviços durante crise de abastecimento

Agência Aracaju de Notícias
28/05/2018 19h00

A greve dos caminhoneiros chegou ao sétimo dia em Sergipe e, mesmo sendo legítima, mexeu com a rotina das pessoas. Desde os primeiros dias de paralisação, contudo, a Prefeitura Municipal de Aracaju reuniu as secretarias numa verdadeira força-tarefa para que os serviços pudessem ter seguimento, mesmo que de forma diferenciada diante do desabastecimento em muitos setores. Prova disto, com o prolongamento da manifestação da categoria, foi a criação do Comitê de Gerenciamento de Crise, realizada no último domingo, 27, e convocada pelo prefeito Edvaldo Nogueira. 

Com as medidas de prevenção e controle adotadas pelas secretarias e empresas coordenadas pela Prefeitura, sobretudo durante o final de semana, evitaram que, nesta segunda-feira, 28, houvesse transtornos nos principais setores da administração municipal como nas escolas, postos de saúde, hospitais municipais, transporte público, coleta de lixo e até mesmo no controle para coibir cobranças abusivas nos postos de combustíveis. 

Transporte público 

Um dos principais impactos do desabastecimento foi a falta de combustíveis por todo o país e, em Aracaju, não foi diferente. Com isso, o transporte público, inevitavelmente, foi atingido, o que causou preocupação, principalmente para os que não possuem outra forma de locomoção. No entanto, com as precauções adotadas durante o final de semana por meio da parceria entre a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), o usuário do transporte público contou com 70% da frota nas ruas da cidade nesta segunda-feira, 28, percentual que será mantido nesta terça, 29. 

Escolas 

Todas as escolas municipais funcionaram nesta segunda-feira, porém, apenas oito não tiveram aula em virtude da ausência de professores, que alegaram problemas de locomoção. Mesmo com a manhã atípica, quando em algumas unidades foi registrada a presença de poucos alunos, as programações agendadas foram cumpridas. 

Nesta terça-feira, as aulas serão mantidas em todas as unidades da rede municipal. 

Saúde 

Se tem uma coisa que não espera é saúde, por isso, ela foi um dos focos das ações de prevenção de transtornos. Após avaliações, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adotou algumas medidas pontuais que irão assegurar o funcionamento dos serviços de urgência e emergência na rede municipal. 

Os serviços das Unidades de Saúde da Família (USF's) e dos Centros de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar's) funcionaram em horário reduzido, até às 13h, no entanto, é até este horário que esses locais registram maior movimentação e, portanto, desta forma, não houve desassistência. A partir desta terça-feira, 29, o atendimento volta ao horário normal.

A SMS manterá os serviços dos Hospitais Municipais Nestor Piva e Fernando Franco, e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) 24h funcionando normalmente. A gestão garantirá, ainda, o abastecimento dos veículos essenciais ao serviço, entretanto, foi preciso reduzir a oferta de transporte para toda rede, limitando a utilização dos veículos. Apenas o transporte sanitário para oncológicos e renais crônicos, e transportes para a Rede de urgência e emergência estarão circulando normalmente. 

Além disso, durante a manhã desta segunda, a secretária municipal da Saúde, Waneska Barbosa, visitou as UFS e os Cemar’s  e garantiu que a população não precisa se preocupar quanto à assistência. Além disso, solicitou que todos os gerentes façam um balanço ao final do dia. Com os dados e o monitoramento diário dos fluxos, a SMS poderá se programar para que o atendimento e a dispensação dos medicamentos sejam garantidos. 

Nesta terça-feira, 29, as Unidades de Saúde e os Centros de Especialidades voltam a funcionar em horário normal. 

Coleta de lixo 

Através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju tem reunido esforços para manter a cidade limpa e sem lixo nas ruas. O serviço de coleta de lixo está prejudicado desde a última terça-feira, 22, por conta do bloqueio da BR-101, no trecho que dá acesso ao município de Rosário do Catete, onde está localizado o aterro sanitário, local de destinação final dos resíduos coletados.

Ainda assim, de acordo com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, coleta de lixo domiciliar do município está assegurada. Trinta caminhões da empresa Cavo, sendo 24 previstos em contrato mais seis da frota reserva, executaram, nesta segunda-feira, 28, a coleta domiciliar nos bairros da zona Norte da cidade. 

Mas, a Emsurb pede a colaboração da população para que acondicione o seu lixo em casa e não descarte em locais indevidos, pois a coleta não deixou de acontecer. 

Na terça, os serviços serão mantidos da mesma forma. 

Ações estruturantes 

Boa parte dos serviços realizados pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) demandam a utilização de veículos, este que, pela falta de abastecimento ficaram comprometidos, porém, não pararam. Nesta segunda-feira, contudo, as ações foram mantidas normalmente, nesta segunda, seguindo a programação organizada pela Diretoria de Operações da empresa municipal. Com exceção dos serviços que exigem maior consumo de combustível, a exemplo de pavimentação e terraplenagem, os demais não sofreram quaisquer alterações e foram desenvolvidos em várias partes da capital.

Na avenida Alexandre Alcino, bairro Santa Maria, as equipes de patrolamento dão sequência ao trabalho de limpeza e nivelamento do solo no entorno da via, para proporcionar mais segurança aos transeuntes. Já as ações de recuperação asfáltica estão sendo executadas em ruas e avenidas do Centro e dos bairros Cidade Nova, Coroa do Meio, Salgado Filho e Santos Dumont. 

A manutenção da rede de drenagem é outro serviço que está sendo realizado normalmente nesta segunda. São sete equipes a fim de atender as demandas do 17 de Março, Bugio, Centro, Getúlio Vargas, Grageru, Jardim Centenário, Porto Dantas, Santa Maria e Soledade.

Amanhã, as atividades seguirão os parâmetros desta segunda. 

Segurança e defesa 

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) se manteve atuante nos terminais, assim como para o apoio às necessidades relacionadas ao abastecimento. Já a Defesa Civil manterá o foco das suas ações voltado ao atendimento dos chamados efetivados através do número de emergência 199, como também concederá a atenção necessária às demandas provenientes das chuvas, especialmente nas áreas de risco, o que permanece nesta terça. 

Neste período de crive derivada da greve dos caminhoneiros, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) estará atuante na fiscalização para coibir as cobranças abusivas. Para garantir o respeito aos direitos dos consumidores, o Procon Aracaju estará atento às demandas que possam surgir, também, através do número 151, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para esclarecimento de dúvidas e registro de reclamações. 

Assistência Social 

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), o Centro POP, Centro DIA para pessoas com deficiência, Abrigos e Casas Lares, dentre outras unidades de atendimento seguem ofertando suas atividades à população aracajuana.

Em relação à utilização dos transportes, será dada prioridade aos casos emergenciais. A preferência será dada às questões de primeira necessidade nos Abrigos, Casas Lares e Central Permanente de Acolhimento para população em situação de rua, com o objetivo de atender às demandas da média e alta complexidade. 
O quadro se manterá na terça. 

Números essenciais 

Mesmo tomando todas as medidas necessárias para evitar transtornos, todas as secretarias e empresas da administração municipal envolvidas com serviços essenciais manterão a atualização para qualquer mudança nos serviços.

A Prefeitura disponibiliza canais em que a população pode entrar em contato em situações de dúvida ou emergência:

Ouvidoria PMA: 1622 ou pelo email ouvidoria.geral@aracaju.se.gov.br
SMTT: Disque Trânsito 118/ Ouvidoria 3238-4646
GMA: Dique Denúncia (153) / Whatsapp (79 9 8866-7790)
Defesa Civil: 199
Procon: 151
Saúde: Ouvidoria 156/ Email: saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br
Educação: Ouvidoria (79) 3179-2071/ WhatsApp: (79) 98136-1246/Email: ouvidoria.geral@aracaju.se.gov.br