Coleta de lixo: mobilização das equipes segue intensa

Serviços Urbanos
29/05/2018 17h27


A mobilização de equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para a coleta domiciliar de lixo continua sendo feita de maneira acentuada nesta terça-feira, 29. O serviço, está prejudicado desde a última terça-feira, 22, por conta do bloqueio da BR-101, promovido por caminhoneiros, no trecho que dá acesso ao município de Rosário do Catete, onde está localizado o aterro sanitário, local de destinação final dos resíduos coletados.

“Mesmo com a decisão judicial autorizando a passagem dos caminhões, há dificuldade de tráfego até o aterro sanitário em Rosário. Por isso, os veículos voltaram a fazer a rota alternativa pelas rodovias estaduais, para não haver descontinuidade da coleta. A Justiça foi já comunicada do impedimento. A limpeza geral da cidade transcorre dentro da possível normalidade”, explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Durante a manhã, os 22 caminhões compactadores, executaram a coleta em diversas localidades da zona Sul da cidade para minimizar os efeitos ocasionados pelas manifestações, a exemplo dos bairros Atalaia, Santa Maria, 17 de Março e Ponto Novo.

A aposentada Carlilda Maria Lima, moradora da rua Poeta Vinícius de Moraes, no bairro Atalaia, comentou sobre o esforço da empresa em manter a regularidade do serviço. “A Prefeitura está fazendo a parte dela. Aqui o caminhão não deixou de passar, por isso os moradores devem também fazer a sua parte só colocando o lixo na porta no dia certo”.

A dona de casa, Cleane Gama, que mora na travessa São João Batista, no loteamento Areias, no bairro Ponto Novo, explicou sobre o cuidado que passou a adotar com os resíduos de sua residência nos últimos dias. “Tenho separado os restos de alimentos em sacos e só coloco na porta nos dias de coleta para evitar que os animais espalhem o lixo e, sempre que posso oriento meus vizinhos a fazerem o mesmo. Sei que está tendo um atraso, mas o serviço está sendo feito aqui no bairro”.