Cras Santa Maria disponibiliza espaço para ensaios da Orquestra Jovem

Assistência Social e Cidadania
29/05/2018 21h42

As melodias de instrumentos de cordas, a exemplo da viola, podem ser ouvidas por quem passa à tarde no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria. A unidade da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju disponibilizou duas salas para ensaios da Orquestra Jovem de Sergipe, onde cerca de 20 integrantes da Orquestra participam de ensaios com professores de música na instituição.

Realizado pelo Instituto Banese em parceria com o Ministério da Cultura, Secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Educação (Seed) e apoio do Instituto Marcelo Déda, o projeto atende crianças e adolescentes da comunidade do bairro Santa Maria a fim de aproximá-los da música, qualificá-los e incentivá-los a respeito do ingresso profissional em diversas áreas, inclusive na área musical.

Com aulas individuais e em grupo, de segunda a sexta, os meninos e meninas que participam desfrutam de um espaço adaptado para atender às necessidades dos ensaios. "Estamos muito satisfeitos com essa parceria com o a Secretaria Municipal da Assistência, através do Cras. Com isso, cada vez mais estamos cumprindo com a missão social do projeto que é justamente atender e dar oportunidades às crianças e adolescentes menos favorecidos, principalmente àquelas que são assistidas pelos programas sociais do governo", ressalta o maestro e coordenador da Orquestra, Márcio Bonifácio. 

Como unidade de Assistência, o Cras apoia o projeto oferecendo espaços que contribuam para o desenvolvimento dos alunos. "Estamos juntos desse projeto. Além de abraçar a Orquestra Jovem, podemos ofertar à comunidade mais atividades realizadas no espaço do Cras. Percebemos o quanto a Orquestra tem se tornado presente na vida dessas crianças e adolescentes, então essa parceria ajuda no desenvolvimento dos alunos e traz para eles mais uma possibilidade, que é justamente viver da música", observa a coordenadora do Cras Milena Rocha.

Segundo o professor de viola, Valfredo dos Santos Sanatana, a estrutura do estabelecimento é um dos fatores que contribuem para o bom rendimento dos aprendizes. "Estamos há um mês usufruindo das salas do Cras e já percebemos o quanto está sendo proveitoso para as nossas aulas. O espaço é maravilhoso, calmo e bem climatizado. Literamente, podemos sentir a música e os seus encantos. Fica nítido o quanto os alunos estão se empenhando e melhorando em suas práticas", analisa.

A estudante da oficina de viola, Emilly Carvalho, ficou muito satisfeita com o novo espaço de ensaios, que é mais próximo de sua residência e com uma estrutura satisfatória."Eu achei esse espaço bem melhor porque fica mais próximo de casa. Além disso, a sala é ampla e pelo Cras ser um local mais tranquilo nos permite sentir melhor as vibrações das músicas” avalia.