A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está participando da campanha coordenada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) chamada Dia do Desafio, que busca incentivar a prática de atividades físicas. As ações desta quarta-feira, 30, fazem parte da 24ª edição do evento, que acontece em 20 países. Com o tema “você se mexe e o mundo mexe junto”, a mobilização na secretaria ficou por conta do Programa Academia da Cidade (PAC), que realizou várias atividades nos polos e na sede do órgão.
De acordo com o coordenador do PAC, Magno Carvalho, Aracaju participa de todas as edições do projeto. “Mobilizamos todos os polos no dia de hoje, não só com os nossos usuários, mas os parentes, amigos e vizinhos que normalmente não participam das atividades do PAC. E na SMS não poderia ser diferente. O objetivo é fazer com que as pessoas se movimentem, parem 15 minutinhos nas repartições para se exercitarem e receberem o estimulo a continuar praticando essas atividades que fazem tão bem à saúde”, declarou.
O coordenador afirma que além disso, o momento serve como uma dinâmica de interação, compartilhamento e ressocialização para os servidores. “Esta também é uma oportunidade para minimizar alguns fatores corporais de tensão. Conversamos com todos aqui para que eles possam relaxar, se mexer e continuar fazendo no cotidiano o que foi feito hoje aqui. As mudanças no estilo de vida que isso pode proporcionar irá, com certeza, melhorar a saúde e a qualidade de vida do envolvidos”, completou Magno.
A coordenadora dos Programas Saúde do Homem e Consultório na Rua, Kamila Fialho, que está no 8º mês de gestação, fez questão de participar da iniciativa. “É algo excelente participar dessas atividades porque tira o estresse do ambiente de trabalho, une as pessoas, diminui a tensão do serviço e a pessoa consegue, quando voltar para o trabalho de maneira mais relaxada, produzir mais. E eu, grávida, melhor ainda, porque me mexo, faço alongamento e não fico sentada o tempo todo. Nós estamos na Secretaria de Saúde e temos que ter saúde”, aconselhou.
Dia do Desafio
O evento acontece em mais de três mil cidades de 20 países, sendo considerada a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas. No continente americano, quem coordena o Dia do Desafio é o Sesc do estado de São Paulo.
Em Aracaju, o evento é realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) que, em conjunto com as demais secretarias, órgãos governamentais, empresas privadas e sociedade civil, promove uma série de atividades para estimular o hábito de uma vida mais saudável.
O Dia do Desafio propõe uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, onde quem ganha é quem mobiliza um maior percentual de participantes em relação à quantidade de habitantes. As duplas de cidades competidoras foram formadas durante sorteio realizado no dia 7 de maio, no Sesc Jundiaí (SP), e Aracaju está enfrentando Piracicaba (SP). A partir da edição deste ano, a competição entre as cidades passa a ser por três edições (de 2018 a 2020), com o objetivo de aumentar o vínculo entre as competidoras.
Em seu histórico, Aracaju traz uma sequência de vitórias na competição: cinco anos seguidos. Em 2017, a capital sergipana disputou contra a cidade de Mauá, da Grande São Paulo, e ficou com a vitória ao movimentar 247.398 pessoas.
Além de promover uma disputa saudável entre as cidades, o Dia do Desafio estimula a apropriação dos espaços públicos das cidades com as práticas coletivas e saudáveis. No ano passado, a campanha mundial contou com mais de 43 milhões de participantes, e só no Brasil, cerca de duas mil cidades de 21 estados conseguiram mobilizar mais de 27 milhões de pessoas.