Equipes diretivas das 74 escolas que integram a rede pública municipal de ensino participaram, na tarde desta terça-feira, 29 de maio, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Getúlio Vargas, da primeira reunião geral promovida pelo Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal da Educação (Semed). A pauta foi extensa e tratou de temas como disciplina escolar, eleição de representantes de turmas e a retomada do programa de formação docente Horas de Estudo. A secretária Maria Cecília Tavares Leite acompanhou o debate e saudou o grupo, destacando a importância da reunião, especialmente em virtude dos desafios provocados pela crise de abastecimento, consequência da greve nacional dos caminhoneiros.
"É um momento difícil, mas estamos mantendo as nossas escolas abertas e continuando o nosso trabalho, pois temos compromisso com milhares de famílias e de estudantes", frisou. Para Cecília, a organização do trabalho na rede é essencial. "Ao nos reunirmos para avaliar a nossa prática e aprimorar nossas ações nas escolas, enquanto gestores, só temos a ganhar", afirmou a secretária.
De acordo com o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB) da Semed, professor Manuel Prado, o encontro teve dois temas principais: o acompanhamento do desempenho dos alunos e a questão da disciplina escolar. "Precisamos acompanhar o ritmo de aprendizagem dos alunos desde desde o início do ano letivo. Esse é um princípio da educação escolar. Não se pode desenvolver um projeto sem um acompanhamento permanente da aprendizagem, para que possamos fazer as intervenções devidas quando se observa que o aluno não está aprendendo ou, talvez, não está aprendendo no ritmo necessário do projeto da escola", explicou.
O espaço físico da escola também tem impacto na comunidade. E o cuidado com ambiente escolar também foi lembrado na reunião. Para o diretor do DEB, a conservação dos prédios passa, necessariamente, pelo disciplinamento de quem a frequenta. "A escola é um espaço social que deve e pode ser divertido e interessante no cotidiano, mas que ele também deve ensinar às crianças e aos adolescentes que a vida em sociedade pede que haja o cumprimento de regras", avisa. O educador defendeu a ideia, junto às equipes, que esse papel de ‘regrar' os estudantes terá impacto na vida dos mesmos de forma permanente. "É uma forma de ensinarmos que a vida social, nos mais diversos campos, exige submissão a regras".
Horas de Estudo 2018
Outra etapa da reunião foi desenvolvida pela equipe do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe). A professora Rita Amorim, diretora do Centro, explicou como ocorrerá, este ano, a retomada do programa de formação continuada dos professores da rede, o ‘Horas de Estudo'. "O programa será reiniciado agora, no mês de junho, numa perspectiva diferenciada. Com maior flexibilidade para o professor poder cumprir a sua carga horária, que é definida pela lei que rege nosso estatuto", informou. Segundo Rita, o Horas está pautado, hoje, na escola. No trabalho que a Semed faz de formação continuada através do Ceafe, do DEB e também dos cursos de formação que o próprio professor busca para atualização curricular. Isso continuará acontecendo, mas as coordenações deverão acompanhar mais de perto esse processo nas unidades.
"As coordenações pedagógicas encaminharão as memórias, de cada mês, ao Ceafe e de dois em dois meses nos reuniremos - coordenação da escola, Ceafe e DEB - para avaliar como está se dando a formação na rede. Essas reuniões também servirão para troca de orientações e sugestões. Já a outra fase da formação desse professor está sob a oferta que a Semed, que oferece cursos variados que vão desde as áreas de conhecimento às áreas mais transversais. Hoje temos cursos de formação, na rede, para o cuidador de creche, para o professor polivalente, para o professor de área. Todos pautados numa rediscussão de currículo e, também, com questões ligadas à tecnologia educacional", descreveu.