Futuros empreendedores recebem certificados da primeira fase do Inova Jovem

Juventude e Esporte
01/06/2018 15h45

Dezoito participantes com idade entre 18 e 29 anos receberam na tarde desta sexta-feira, 1º de junho, os certificados de conclusão da fase teórica do Programa Inova Jovem do Governo Federal, que é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). O projeto de incentivo e suporte ao empreendedorismo é destinado a jovens moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade e tem como objetivo criar oportunidades de inclusão social e de autonomia para esses  jovens.

Em Aracaju, o programa foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), com apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL).

A primeira etapa do Inova Jovem teve duração de 30 horas presenciais, que foram encerradas hoje com a presença do secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, que entregou a cada um o certificado de conclusão e a logomarca criada por eles ao longo das aulas. “Aqui é o pontapé inicial para a construção do próprio negócio. O programa oferece ferramentas primordiais para que cada um deles se qualifique para encarar os desafios que o mercado impõe a quem empreende em nosso país. Eles vão para casa com o plano de negócio pronto, e a partir de agora contam com uma mentoria que irá acompanhá-los na execução desse plano. Algo que dará a eles uma chance grande de sucesso”, destacou o secretário.
 
O próximo passo agora é tirar do papel o plano de negócio, a chamada fase de incubação, onde os aprovados serão instruídos por profissionais específicos, ao longo de 90 dias. A cada 30 dias, os jovens serão acompanhados por um consultor habilitado junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região, para sanar as possíveis dúvidas em controle financeiro, organização de processos, fluxos, comunicação, divulgação e soluções de obstáculos. Os jovens empreendedores contarão ainda com um call center de segunda a sexta, das 8h às 20h, além de uma plataforma online 24 horas com vários conteúdos relacionados ao empreendedorismo.
 
Para o diretor de Políticas Públicas da Juventude da Sejesp, Francisco Albuquerque, a primeira fase atingiu a meta. “Eles avançaram bastante desde o primeiro dia de aula até hoje. Trinta horas parece pouco, mas foram intensivas, com muito conteúdo de contabilidade, administração, plano de negócio, marketing. Enfim, hoje eles estão prontos para encarar esse desafio, e amparados de várias maneiras para que não desistam ao longo desse período de mentoria”.

Para David dos Santos, de apenas 18 anos, o curso já deu autoconfiança, pois já se diz empresário. “Meu sogro me deu três galinhas, e quando cheguei em casa pedi ao meu pai para montar um galinheiro. Hoje tenho 32 galinhas, e a partir desse curso pretendo chegar a ser um dono de granja”, enfatiza David.

Já Carla Mariana dos Santos, que tem o próprio negócio em atividade, e que funciona de frente para onde fez o curso, relata que a visão agora é outra, está mais ampla. “Eu não tinha muita noção de cálculo, eu ficava um pouco perdida com o fluxo de caixa, não sabia dividir o lucro pessoal com o da empresa, mas agora estou apta a fazer as modificações e tornar minha empresa mais organizada e consequentemente aumentar a produtividade e o lucro. Foi muito bom ter vindo para o Inova Jovem”, finaliza a empresária Carla Mariana.