Símbolos das transformações urbanísticas ocorridas em Aracaju, os calçadões das ruas João Pessoa e Laranjeiras possuem um comércio diversificado que atrai diariamente centenas de pessoas, entre funcionários das lojas, consumidores, turistas e visitantes de várias partes do estado e do Brasil. Neste local cheio de história e que sintetiza as características socioeconômicas da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), tem trabalhado nos últimos dias para restaurar o pavimento de pedras portuguesas que embelezam o ambiente do Centro Comercial.
As primeiras intervenções na região ocorreram recentemente e serviram para substituir as grelhas que cobrem as canaletas da rede de drenagem situadas em frente às casas comerciais. Também foram realizadas manutenção de rampas de acesso e recomposição da calçada localizada em frente a praça General Valadão.
Já nesta sexta-feira, 1º de junho, operários da Emurb voltaram a trabalhar no conserto dos trechos do piso do calçadão da rua Laranjeiras, nas imediações da Igreja São Salvador. Nesta fase, a prioridade é trabalhar nos locais onde há desníveis e deslocamento das pedras. Isto exige cautela dos profissionais e atenção dos transeuntes para não danificar os locais recém-reformados.
Todo este trabalho também é fruto do acordo feito entre a Prefeitura e o Conselho Estadual de Mobilidade e Acessibilidade (Cema), que prevê a restauração e readequação de espaços públicos para possibilitar que pessoas com deficiência possam se locomover com mais facilidade
De acordo com o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a determinação do prefeito Edvaldo Nogueira é que os pleitos apresentados sejam atendidos conforme um cronograma estabelecido. "Seguimos com as ações que focam na melhoria da acessibilidade e a prova é que em vários pontos da cidade restauramos e criamos rampas, melhoramos o pavimento de espaços públicos e, particularmente, nesta área dos calçadões, estamos dando uma prioridade como acordado com os representantes da Conselho de Acessibilidade", ressalta Ferrari.