“Eu aprendi que a natureza é a casa dos pássaros e de todos os animais e temos que cuidar para eles não ficarem sem casa”. Manassés do Santos, de seis anos, aprendeu isso e muito mais em uma aula diferente. Ele e mais cerca de 70 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Carlos Teixeira participaram de uma série de atividades no RioMar Shopping durante toda esta terça-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente.
As atividades aconteceram no espaço da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), localizado dentro do shopping. Os estudantes, entre 7 e 10 anos, chegaram cedo e ouviram histórias, participaram de oficinas de reciclagem e aprenderam mais sobre a vida marinha, através de uma exposição realizada pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), que é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e com sede em Aracaju, que trabalha desde 1989 com ações de preservação do meio ambiente.
Além da Emef José Carlos Teixeira, nos próximos dias, outras escolas da rede municipal também participarão das atividades realizadas pela Sema em alusão à Semana do Meio Ambiente, como a Diomedes Santos Silva e Papa João Paulo II. “Essas escolas que foram convidadas já têm o costume de fazer projetos relacionados à educação ambiental. E sair do ambiente escolar e vir pra outro local dá uma motivação a mais pros alunos, pois eles veem de forma concreta o que estudavam apenas na sala de aula”, afirma técnica da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped), Valtenisia Ribeiro.
A FMA levou diversos stands com posters explicativos e também fósseis de animais para a exposição. Mas o que mais despertou a curiosidade nos alunos foram os bichos, como o cágado e a serpente, além dos peixes. As monitoras da Fundação explicaram sobre a vida destes animais, alimentação e o habitat, além da importância da preservação.
A coordenadora pedagógica da Emef José Carlos Teixeira, Patrícia Pina, explica que a escola já desenvolve um trabalho voltado para a conscientização ambiental com os alunos. “Trabalhamos com a conservação do espaço, com a coleta seletiva do lixo da escola. Temos uma horta que vamos ativar novamente, temos plantas que os meninos regam e acompanham o crescimento. É de fundamental importância passar para essas crianças que precisamos conservar o meio ambiente, pois garantiremos uma qualidade no nosso futuro”.
A atividade desenvolvida pela Sema, em parceria com diversas instituições, entre elas, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem como objetivo, além de celebrar a Semana no Meio Ambiente, convidar a sociedade para uma reflexão a respeito da preservação. “A Semed, como sempre, possibilitando que os alunos possam receber essas informações de educação ambiental básica. A proposta do nosso projeto é justamente de tornar as crianças e a sociedade em geral conscientes disso, de que esse é o nosso papel, que é cuidar do ambiente em que a gente vive”, explica o diretor de Planejamento Institucional da Sema, Paulo César Cerqueira.
As atividades promovidas pela pasta do Meio Ambiente seguem até sábado e irá promover o tombamento de três árvores da cidade, além de plantios.