PSS dos recepcionistas da Saúde recebe quase sete mil inscrições

Saúde
05/06/2018 21h25

A Prefeitura de Aracaju vem trabalhando para ofertar uma saúde de qualidade para a população da capital. Neste sentido, várias medidas vêm sendo adotadas, como o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o cargo de recepcionista dos estabelecimentos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O PSS oferta 65 vagas, além de cadastro reserva e recebeu 6.772 inscrições. A relação dos inscritos estará disponível nesta quarta-feira, 6, no Diário Oficial do município de Aracaju, de número 3923.

A assessora técnica da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), Roberta Lisboa, falou sobre o objetivo das contratações, que superaram em número de inscritos. "Nosso objetivo, com esta seleção, é melhorar a qualidade do nosso atendimento nas unidades de saúde do município, principalmente com a implantação do prontuário eletrônico, que, quando for instalado, dará uma melhor resolutividade e vai deixar claro todas as informações, todo o fluxo de agendamento, de consultas e de atendimentos para o usuário do SUS Aracaju", enfatizou.

Neste primeiro momento serão priorizadas as unidades básicas de saúde, no entanto, existe a pretensão da SMS de expandir o número destes profissionais para os outros estabelecimentos de saúde, como a Rede de Urgência e Emergência, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a Atenção Especializada.

Convocação

A assessora informou ainda que, devido à demanda, serão chamados 10 vezes mais o número de vagas, ou seja, 650 inscritos serão convocados para a entrega da documentação para a habilitação do cargo.

"Vamos divulgar a relação dos convocados para que eles entreguem os documentos para a comprovação, via sistema, das informações prestadas nas inscrições. Isso acontecerá no dia 16 de junho (sábado), na Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), no Centro Administrativo", ressaltou, acrescentando que o candidato à vaga deve apresentar duas vias da inscrição, a original e uma cópia simples.

Após a entrega, a comissão do PSS vai avaliar os dados, e o resultado provisório será divulgado no dia 25 de junho, com direito a recurso no dia 28. O resultado final será divulgado no dia 06 de julho. "A partir daí haverá a convocação para passar pela perícia, depois ocorre o processo de contratação e o treinamento para conhecer todos os fluxos e se tornar apto para trabalhar. A previsão de iniciar, efetivamente o trabalho, é no começo de agosto", finalizou Roberta.

Sobre o cargo

Além do acolhimento, são atribuições dos recepcionistas das unidades realizar atendimento telefônico e fornecer informações aos usuários; realizar marcações e agendamentos de consultas e procedimentos; efetuar inserção de exames e procedimentos no sistema de regulação/marcação; efetuar digitalizações, recebimentos e liberações de autorização de Procedimentos de Alta Complexidade (APAC's) e Autorizações de Internação Hospitalar (AIH's); fornecer informações aos servidores e usuários sobre agendamentos, serviços ofertados pela equipe em serviço; realizar abertura, arquivamento, retirada e organização de prontuários, impressos e documentos administrativos.

A carga horária de trabalho será de 40 horas semanais, ou por escala de 12 horas de trabalho, seguidas por 36 horas de descanso, com remuneração de R$ 1.288,42. A jornada de trabalho será definida conforme necessidade da administração municipal, podendo ser em escala de plantão ou jornada diária semanal. Os locais de trabalho serão definidos no ato da contratação.