Nesta quarta-feira, dia 6, durante a 6ª noite da exposição ‘13 Noites com Antônio’, realizada no Centro Cultural da capital, acontecerá o lançamento do filme que leva o mesmo nome da mostra. A película ‘13 Noites com Antônio’ foi produzida pelos alunos do curso ‘Como fazer Vídeo-documentário’, do projeto ‘Trabalho Audiovisual’ realizado pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD).
A produção do filme se deu graças a uma parceria inédita e intersetorial entre Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). De acordo com a coordenadora do NPD, Grazielle Ferreira, essa parceria está incorporada ao programa ‘Aracaju Segura’, no tocante ao investimento em cultura como ação de segurança pública na perspectiva de diminuição das desigualdades sociais.
“A película foi produzida pelos alunos do NPD, composto por moradores de áreas de maior vulnerabilidade social da capital. Eles passaram pela aprendizagem em diversas especializações audiovisuais, orientados por cinco instrutores ao longo do mês de abril”, detalhou Grazielle.
Ainda segundo a coordenadora do NPD, durante a produção do documentário, os alunos vivenciaram uma prática comum de vários profissionais da categoria fílmica. “Tudo aconteceu desde o início do processo, através de entrevistas, até a finalização com a edição computacional. Teve uma duração média de dois meses”, explicou.
Grazielle ressaltou que essa é a primeira vez que o NPD participa da exposição dos festejos juninos de Aracaju. “Estamos celebrando esse momento único para mostrar o resultado do curso ofertado pelo núcleo, através de excelentes parcerias. Apresentaremos a programação junina de maneira cinematográfica e, assim, incentivaremos a população presente a desenvolver o interesse pelo audiovisual em nossa cidade”.