Sema inicia atividades da VI Semana do Meio Ambiente de Aracaju

Meio Ambiente
05/06/2018 20h57

Não há data mais oportuna para começar as atividades da Semana do Meio Ambiente de Aracaju como nesta terça-feira, 5, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Objetivando promover ações que estimulem a sociedade aracajuana a práticas mais conscientes e sensibilizá-la quanto à conservação da natureza, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizará até o dia 9 de junho diversas atividades.
 
Em uma loja no Riomar Shopping, localizado no bairro Coroa do Meio, a Sema iniciou pela manhã com atividades educativas ofertadas para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Carlos Teixeira. Tanto no período da manhã, quanto no da tarde, as crianças da instituição de ensino puderam assistir a uma contação de histórias, narrada por Izabel Melo; e a curtas metragens infantis de caráter ambiental. Em seguida, participaram de oficinas de brinquedo de garrafas pet, em que confeccionaram seus próprios materiais, oficina de papel e origame. 
 
Diana Almeida, professora da Emef, aprovou o evento e a sua organização, destacando a importância para as crianças em participar de atividades deste sentido. “É importante para elas saírem da sala de aula, ver outros ambientes, aprender fora do ambiente cotidiano, pois todo o lugar é lugar de aprendizado e as crianças estão amando. Nós trabalhamos com elas a preservação do meio ambiente dentro da sala de aula, da importância, mas não temos todos esses recursos que a Sema trouxe, para mostrar de forma lúdica e na prática, de como cuidar e preservar o meio ambiente”, garantiu. 

Oficinas e exposições
 
Diversos parceiros exibem até a sexta-feira, 8, exposições de cunho ambiental e ofertam oficinas que promovem a sustentabilidade, como as de brinquedos com garrafa pet; oficina de reaproveitamento de revistas e jornais, realizada pela Oficina de Papel da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); Teatro,Cine Ambiental e Contação de histórias para alunos de escolas municipais de Aracaju, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed). 
 
Já as exposições realizadas são as do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA); do Serviço Social do Comércio (SESC),  da Universidade Tiradentes (projeto Conduta Consciente) (UNIT)  e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
 
Para o coordenador de Educação Ambiental da Sema, José Bezerra, o órgão já vem trabalhando com ações abrangendo diversos eixos ambientais, a exemplo da arborização e resíduos sólidos. Com a Semana do Meio Ambiente, a aprimoramento dessas atividades consegue fazer com que, principalmente o público infantil, volte para casa com um pensamento mais consistente sobre o meio ambiente.  “Queremos que as crianças saiam mais consistentes para também se tornarem defensoras do meio ambiente. Com isso, por meio dessas atividades, não só elas, como os seus pais, conseguem entender a importância de práticas simples, como a separação devida do lixo, o que seu descarte incorreto pode causar, como poluição nos rios e morte de animais marinhos”, explicou o coordenador.  

Outras atividades
 
Também foram iniciadas hoje outras atividades que fazem parte da programação da VI Semana do Meio Ambiente, como doação de mudas frutíferas e a disponibilização do Sema Informa, balcão composto por servidores do órgão lotados nos Departamentos de Controle e Licenciamento Ambiental, reservado para atendimento e esclarecimento de dúvidas. 
“As pessoas que visitam a loja e queiram adquirir alguma muda frutífera, é só se dirigir ao stand que fica no local. Lá, ela assina um termo de compromisso, afirmando cuidar da planta e recebe toda a orientação necessária para o seu plantio e manutenção. Também para os cidadãos que tenham alguma dúvida sobre os nossos serviços, oferecemos o ‘Sema Informa’, em que os nossos servidores prestarão atendimento para a população”, destacou o secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana.