Primeiro dia de orientação profissional na Fundat contou com 55 participantes

Agência Aracaju de Notícias
06/06/2018 18h03

Com o objetivo de capacitar os cidadãos na busca por uma vaga de emprego, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho, em parceria com os alunos do 5° período do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit), promoveu na tarde desta quarta-feira, 6, a primeira edição ‘Da entrevista ao contrato: o que fazer em uma seleção de emprego?'.

Ao todo, 55 inscritos participaram do primeiro dia de atividades que contou com orientações na preparação do currículo profissional, palestra sobre marketing pessoal e apresentação pessoal. A programação segue até amanhã, 7, com outras atividades como dicas para entrevista de emprego individual e em grupo, além de noções sobre linguagem corporal e técnicas de respiração para redução do estresse e da ansiedade.

Para a psicóloga do trabalho e professora doutora da Unit Maria do Socorro, o evento dá orientações a candidatos que buscam uma vaga no mercado de trabalho. "Além de desenvolver a competência dos alunos, a ideia é orientar o cidadão sobre as exigências do mercado para que ele possa potencializar suas habilidades e competências ao participar de um recrutamento e contribuir, da melhor forma possível, no seu processo de contratação", contou.

A autônoma Marcela Amaral ficou sabendo do evento através das redes sociais da Fundat e viu o encontro como uma oportunidade de capacitação. "Já fiz um curso de espanhol pela Fundat e sempre acompanho a página para conferir as ofertas de cursos e vagas de emprego. Achei a proposta do encontro como uma ótima oportunidade porque recebi orientações para elaborar um currículo e dicas de como se vestir, maneira de falar e de me comportar em uma entrevista, achei muito bacana", relatou.

Para a estudante de psicologia Mariana Costa, o primeiro dia de orientações trouxe resultados positivos. "É gratificante essa parceria com a Fundat, depois das orientações, muitas pessoas tiraram dúvidas e os próprios participantes respondiam com o que aprenderam, isso mostra que a mensagem foi recebida com atenção, isso é muito gratificante", falou satisfeita.

Formada em gestão de tecnologia da informação, Mara Santos está desempregada e se inscreveu no evento para conseguir ingressar no mercado de trabalho. "Vi o anúncio do encontro na televisão pela manhã e agora estou aqui, recebendo dicas para melhorar de maneira mais eficaz o meu currículo. A concorrência está cada vez mais acirrada e não está fácil conseguir uma vaga de emprego, então todas essas informações que eu adquiri hoje vai me ajudar a ser um candidato diferenciado para poder preencher a vaga de trabalho", disse.