Oficinas e exposições da Semana do Meio Ambiente demonstram preocupação com o equilíbrio ecológico

Meio Ambiente
07/06/2018 13h10

A VI Semana do Meio Ambiente de Aracaju, realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) entre os dias 5 a 9 de junho, vem oferecendo aos participantes que visitam a loja localizada no Riomar Shopping, bairro Coroa do Meio, um entendimento mais aprimorado sobre diversas questões ambientais. Isso se dá por meio das oficinas e exposições ofertadas por parceiros do evento, contribuindo com uma maior sensibilização em prol de um meio ambiente devidamente equilibrado. 
 
Fabíola Gomes, bióloga e integrante da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), afirma que  a exposição que o órgão vem realizando durante o evento objetiva reforçar para a população a questão da conservação dos mares por meio de ações corretas. “A gente trouxe um pouco de todo material que é encontrado frequentemente no litoral de Sergipe, mostrando algumas dificuldades com a reabilitação de alguns animais, devido aos problemas ocasionados pelo descarte incorreto de resíduos. Há resíduos sólidos encontrados dentro de tartarugas marinhas, por exemplo, causando a morte delas".
 
Para a bióloga, reforçar a questão sobre jogar o lixo no local correto e explanar as consequências do descarte indevido, afetando, desta maneira, o meio ambiente , é uma forma de sensibilizar os participantes de que é possível fazer o correto em prol do equilíbrio ecológico. “Um dos materiais mais comuns que encontramos no estômago de animais marinhos, que causaram a sua morte, é o plástico maleável, como sacolas e embalagens de balas de mascar. Esses produtos causam obstrução nos animais”, completa.   
 
Outro parceiro que vem expondo o seu trabalho, objetivando manter o meio ambiente equilibrado é o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que durante esta semana, expõe em seu estande as ações rotineiras realizadas pela órgão. “O Ibama trabalha com ações de fiscalização, proteção ambiental, qualidade do meio ambiente e licenciamento . Também temos a parte de Educação Ambiental muito forte.Por meio de um planejamento,  realizamos ações diversas, como capacitação de comunidades indígenas, formação de brigadistas e de agentes ambientais. Até sexta-feira, 8, iremos expor as principais ações que realizamos no dia a dia, como operações de fiscalizações, que envolvem desmatamento e pesca marítima.  A expectativa é conscientizar a sociedade sobre essas questões, para que elas saiam daqui com a consciência ambiental mais aprimorada”, destaca Luciano Bazoni, chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama. 
 
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Tiradentes (Unit) também marcam presença nas atividades. As duas instituições de ensino levam para os cidadãos, conceitos de sustentabilidade, como o reuso de materiais. 

Experimentos e reutilização
 
A ciência é um mundo e que pode ser explorado. Com esse pensamento, o Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio da sua Sala de Ciências, vem mostrando para a população as diversas possibilidades que essa área pode oferecer, abrangendo outras de forma integrada, como a biologia, física e astronomia. “Através dessas forças, fazemos exposição de materiais, como mistura de água e óleo, fomentando a conscientização ambiental para não descartar o óleo de forma indevida. É o segundo ano que fazemos parceria com a Sema durante a Semana do Meio Ambiente e é muito gratificante. As crianças vêem isso como enriquecedor, por ser uma novidade para elas”, diz Cristiana dos Santos, estudante de biologia e integrante do Sala de Ciências do Sesc.
 
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também vem contribuindo com as atividades da semana. Além de deixar o ambiente da loja, onde acontecem as ações, mais belo, através do paisagismo com plantas ornamentais, o órgão também vem oferecendo a Oficina de Papel, trabalho que objetiva a reciclagem de jornais e a sua reutilização para criação de peças artísticas.
 
“Oferecemos o trabalho de reciclagem através do papel. Todos os dias vamos para a Emsurb e desenvolvemos esse trabalho de reaproveitamento de materiais e arte. Após a sua confecção, realizada por nós, artesãs, o material fica exposto em  nossa galeria. É importante também estarmos aqui na Semana do Meio Ambiente  para mostrar o uso desses materiais que muitas pessoas acham que é necessário jogar fora, mas na verdade, podem virar obras belíssimas”, afirma Cíntia Souza, artesã da Oficina de Papel.