Saúde promove debate entre profissionais e comunidade do Sol Nascente

Saúde
08/06/2018 16h40
Início > Noticias > 76954

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira, no bairro Sol Nascente, promoveu nesta sexta-feira, 8, uma roda de conversa com os usuários e trabalhadores. O objetivo da ação foi defender o sistema de saúde e estimular a participação da comunidade no Conselho Local.

De acordo com a enfermeira da USF, Irene Alves de Deus, este encontro representa uma iniciativa muito importante para a defesa do SUS. “Entendemos que o SUS continua sendo o melhor plano de saúde, e que nós temos que lutar por ele. Hoje estamos com nossa comunidade, conversando sobre a importância da participação popular, para que cada vez mais avancemos no controle social”, defendeu.

O gerente Vanderson Nunes de Almeida reforça que a ação é um elo que liga a gestão à comunidade que recebe a assistência. “O Conselho se reúne uma vez por mês aqui na unidade, e a participação da comunidade é de extrema importância, pois garante todas as melhorias para nossa população. Além disso, nossa USF serve como espaço de construção coletiva dos nossos serviços”, explicou.

Construção coletiva

O presidente do Conselho Local de Saúde, Maxuel Oliveira Resende, é um dos usuários que sempre participam dessas reuniões e, segundo ele, a atividade sensibiliza toda a comunidade para participar do controle social, o que fortalece o SUS através de gestão democrática e participativa.

“Cada vez mais o cidadão precisa se empoderar de seus direitos e na saúde o melhor modo de fazer isso é apostar e integrar os conselhos de saúde aos serviços. Acredito muito nesta integração. Somos faces de uma mesma moeda para fazer um SUS de valor. Ora somos trabalhadores, ora somos usuários. É uma questão de posição, mas sempre estamos propondo estratégias e ferramentas para produzir efetivamente a elaboração e execução das políticas públicas de saúde com maior efetividade para a população”, opinou Maxuel.

A assistente social da UFS, Maria Neire Costa, afirma que ficou feliz de ver a dinâmica, a condução e os conceitos de saúde sendo respeitados e demonstrados à comunidade e aos estudantes que também participaram da roda.

“Hoje também inserimos nossos alunos de Medicina na saúde pública. Mostramos aqui que com tanta pressão, tanta demanda social e econômica, a saúde se torna cada vez mais importante e necessária, pois muitas pessoas só contam com o SUS. Juntos podemos fazer um Sistema de Saúde de qualidade. Apesar de sempre necessitarmos de melhorias, aqui encontramos profissionais comprometidos, o que facilita muito o processo de organização”, elogiou a assistente.

O estudante de medicina Ricardo Alves, foi um dos participantes citados pela assistente social Maria Meire. Para ele, o encontro foi uma maneira muito boa de conhecer a realidade, o perfil dos usuários e forma de trabalhos dos profissionais. “Foi um encontro muito produtivo que fez com que nós, futuros médicos, tivéssemos mais motivação para o exercício da profissão, porque o dia a dia é difícil. Mas estaremos aqui para servir e ajudar a população", acrescentou.